quinta-feira, 2 de novembro de 2017

STARDUST MEMORIES Nº 15: ARQUEOLOGIA E MUSEUS

Décimo dia de arrumações no escritório. Já lá vão seis contentores de lixo (daqueles domésticos, calma aí...) de papéis para reciclagem. Há pouco deparei com estas folhas, que irei guardar como "recuerdo". É uma nota manuscrita, de 16.1.1990, dirigida ao presidente da Câmara de Moura, José Duarte. Que defendia eu? A preparação de candidaturas tendo em vista a reabilitação de imóveis. Quais? A Mouraria, o Castelo, o Cineteatro, o Lagar de Varas, os Quartéis... Do alto do atrevimento dos meus 26 anos não consegui mais que ser atrevido. A sugestão não deu em nada.

Foi preciso esperar por 1997, para que as coisas começassem a tomar forma. A primeira opção do José Maria Pós-de-Mina passou pelos Quartéis. Depois, seguiu-se tudo o resto. Tive o enorme e grato prazer de estar em quase todos esses projetos.

No passado mês de fevereiro conduzi o Prof. António Lamas, que viria a conhecer em 2003 e de quem me tornei amigo, por um longo e agradável passeio pela minha Moura. Ele esteve presente neste e em muitos outros projetos de reabilitação. Mesmo sem "estar".


Sem comentários: