sexta-feira, 25 de agosto de 2017

E AGORA, A TOMINA


LUZ E COR EM SANTO ALEIXO

No território de Moura fazia-se, em plena época dos califas de Córdova (920-1031), a mineração da prata, atividade que, segundo al-Razi (século X), era praticada no sítio de Totalica, onde haveria "uma minera de mui boa prata e mui branca". Essa mina era explorada em segredo pelos seus habitantes.
O local em causa ficava, por certo, perto da ribeira de Toutalga, não sendo de excluir que o sítio possa coincidir com o de Santo Aleixo da Restauração. O brilho dos metais, em especial o da tão procurada prata, ficou no espírito de todos, ao longo dos séculos.
Santo Aleixo ganha ainda mais luz e mais cor e mais brilho nestes dias das Festas da Tomina. Uma vibração mediterrânica passa pelas ruas, de forma intensa, durante o dias da festa. Festas religiosas e momentos profanos. O que se leva ao alto é aquilo a que se dá valor. O que se considera único. Tal como nos andores de tradição oriental, onde a noiva é levada ao alto, Nossa Senhora é transportada num andor com baldaquino. A solenidade da procissão, ao som ritmado da filarmónica, rapidamente dá lugar a outras celebrações.
Há luz e há cor em permanência. Regressa, em todo o seu esplendor, uma aldeia antiga e orgulhosa. Habituada a resisitir e a vencer todas as dificuldades, o combate que mantemos na aldeia é o da restauração da esperança e da permanente construção do futuro.
A Câmara Municipal de Moura saúda as Festas da Tomina e felicita a Comissão pelo empenho, dinâmica e entusiasmo que, no seguimento da tradição, pôs no programa deste ano. Aí estaremos, no final de agosto. Porque a Festa é dos santo-aleixenses e é de todos.

Santiago Augusto Ferreira Macias
Presidente da Câmara Municipal de Moura

Texto redigido para o livro das festas. Começam hoje. E vão até dia 29.
Fotografia de Diamantina Nunes.

Sem comentários: