terça-feira, 2 de maio de 2017

ALUMNA XII


Diretora do Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia (IPO), Maria Filomena Pereira nasceu em Beja a 24 de janeiro de 1955, tendo vindo para Moura com apenas alguns dias de vida.
O ensino primário foi feito no Externato Nossa Senhora do Carmo, passando depois para o Externato Paula Vicente, que frequentou até ao quinto ano do ensino secundário. Concluiu o liceu em Beja.
Em 1972 iniciou o curso de Medicina, numa altura marcada por grandes convulsões sociais e estudantis. As disciplinas iam sendo feitas “a par de confrontos com a polícia de choque e atividades mais ou menos clandestinas de difusão de informação”. Com o 25 de Abril, as atividades académicas “passaram, ainda mais, a ter de competir com o trabalho em associações várias, grupos de trabalho e campanhas de tudo e nada”. O curso ficou concluído em 1978.

Maria Filomena regressou ao Alentejo em 1979 para o ano de estágio de Saúde Pública. De regresso a Lisboa, e após mais dois meses de Internato Geral, entrou para a especialidade de Pediatria no Hospital de Santa Maria, em janeiro de 1981.
Em 1988, iniciou funções na Unidade de Hemato-Oncologia do Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria, onde esteve até 1995, altura em que passou para o Instituto Português de Oncologia, em Lisboa, integrando o Serviço de Pediatria, trabalhando exclusivamente em Oncologia Pediátrica.
Em 2009, assumiu as funções de Diretora desse Serviço, posição que mantém até hoje.


Maria Filomena Pereira - 12ª participante neste projeto.
Esteve em Moura no dia 27 de abril.

Sem comentários: