quinta-feira, 6 de abril de 2017

O DRAMA DA ESTRADA DO SOBRAL

POST PESSOAL (e para a minha irmã Júlia)

O título tem ressonâncias queirosianas, mas a realidade é mais prosaica. O meu amigo José Francisco Finha colocou ontem no facebook esta fotografia aérea da zona sul de Moura, tal como era em 1964. Nela identificamos o enorme espaço do atual Parque Municipal de Feiras e Exposições, então ocupado por uma courela. Recordo-me das malhadas dos meus parentes da Amareleja, que aí faziam meloais. O terreno era fértil, até ao dia em que semearam cártamo. Depois disso, a courela ficou reduzida a pó.

Recordo-me também de um dia ter aí ido brincar e de depois ter começado a chover. E de usar uns plásticos de umas sacas de adubo como impermeável e ter levado uma sova mestra à conta disso...

O pior, contudo, foram as amoreiras. Estão assinaladas na fotografia com as setas. Um belo dia, em 1969 ou 1970, decidi ir às amoras com a minha irmã. A qual não conseguia subir às amoreiras. Ficava no chão, enquanto eu comia amoras e mandava outras para baixo. Que ela aparava no seu vestido branco (!) de piquet. O vestido ficou num estado desgraçado. Levámos não uma, mas duas sovas mestras.

Já lá vão quase 50 anos. Quando ali passo, e isso sucede com frequência, vejo ali as amoreiras. E dois miúdos que, inocentemente, comiam amoras sem saberem que o início da noite seria difícil...


Aditamento:
Querido cúmplice aqui vão mais uns pequenos detalhes dessa belíssima tarde que passámos juntos (como tantas outras que já ninguém nos rouba) : não era um vestido era uma saia que foi feita com uns retalhos que sobraram da confecção de um vestido da ‪Elisa Estevas‪ ‪:) Nessa tarde para além das amoras, picou-nos uma abelha (já näo me recordo se a ti ou a mim :/) e como tu eras um "experto" escuteiro e até sabias que pondo lama em cima da picadela a pele nao incharia….Oups pequeno problema, no pino do verão no Alentejo não há lama…no problem que os alentejanos nao se deixam abater pela calma : fizeste chichi misturamos com um raminho e pronto a argamassa ficou pronta a aplicar !!!

1 comentário:

José Francisco finha disse...

A imagem está publicada num livro sobre os cem anos da fotografia aérea em Portugal.