sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

E JÁ QUE FALAMOS EM MUSEUS...

O tema museus desperta sempre grande interesse num certo setor da minha terra. Gosto que as pessoas se interessem por estes temas. Em especial, porque neles trabalhei em tempos.

Vem isto a propósito de um projeto que foi anunciado em 1.9.2015. Refiro-me ao Museu d'Amareleja. Escrevi na altura: "Um museu faz sentido na Amareleja? Faz, claro. Ainda para mais assumindo-se como museu do território ou de afirmação identitária" (v. texto completo aqui). A ideia continua a ser pertinente e a fazer todo o sentido. No entanto, quase 17 meses volvidos, o projeto parece ter caído no esquecimento. Ou não?

Tal como em tempos fiz notar, é essencial ter em conta:

* Designação de curador ou comissário científico;
* Local da exposição (permanente e/ou temporária?);
* Guião da exposição, com definição de conteúdos programáticos e de áreas temáticas;
* Equipas técnicas de apoio (museografia, design gráfico, montagem, iluminação etc.);

Há local?
Há planta do local?
Há guião?
Há orçamento?
Há responsável técnico?

Um museu não pode ser uma-coisa-qualquer. Ou uma sala com meia dúzia de objetos, que um museu não é isso! O nosso concelho merece mais que uma sala qualquer a fingir de museu.

Há dias seguiu oferta para, a título gracioso, orientar este projeto. Bem sei que ninguém é profeta na sua terra, mas...

O autor do blogue, com o inesquecível Luís Campos, durante a montagem, em Rabat, da exposição Marrocos-Portugal: portas do Mediterrâneo (novembro de 1999...). Comissariado partilhado com Maria da Conceição Amaral e com Cláudio Torres.

Sem comentários: