domingo, 16 de outubro de 2016

UPSTAIRS-DOWNSTAIRS NA MACARONÉSIA

Um palacete à inglesa no alto da cidade. Do miradouro vê-se quase toda Angra. O palacete foi construído para uma mulher amada. Agora é ali a Direção Regional da Cultura. É uma "casa inglesa", com vastos salões, proporções generosas e uma clara divisão de classes. Lembram-se de "A família Bellamy"? A lógica de funcionamento da casa é essa, a do Upstairs, Downstairs. Os espaços de circulação dos senhores e dos criados eram diferentes, de modo a não se cruzarem.

Lembro-me sempre de um nababo inglês, Rupert Deen (v. aqui), a quem perguntaram num documentário sobre classes sociais no Reino Unido "do you get along with poorer people?" ao que ele respondeu "not if I can help it...". Reproduzo o texto no original porque o filme, visto em 1981 ou 1982, no Instituto Britânico, me marcou pela arrogância da criatura, ao ponto de me recordar das palavras exatas.

O extraordinário edifício, ao cimo da Rua da Conceição, responde, pela arquitetura, a questões sociais e políticas. E a ida ao miradouro, com aqueles vidros coloridos à Mondrian (um dia hei-de ter vidros assim...) foi um bónus, nestes dias. Obrigado, Nuno Lopes!



- Relaciona-se com pessoas mais pobres?
- Só se não puder deixar de ser. (Rupert Deen dixit)

Sem comentários: