domingo, 9 de outubro de 2016

PORTUGAL E OS PORTUGUESES VISTOS POR DENTRO MAS DE FORA - VII/X: SARAH MOON

Foi assim o Natal em Portugal, em 1999. Pelo menos, foi assim que Sarah Moon o viu. Lembro-me de ter passado esse Natal na Beira, longe do mar e das praias. E lembro-me de no dia seguinte ter zarpado para Dallas (!), numa das mais estranhas e improváveis viagens da minha vida. Fazia calor no Texas. Mas só voltei a sentir o calor das coisas ao regressar a Moura, no último dia do ano.


Natal na Província

Natal... Na província neva. 
Nos lares aconchegados, 
Um sentimento conserva 
Os sentimentos passados. 

Coração oposto ao mundo, 
Como a família é verdade! 
Meu pensamento é profundo, 
Estou só e sonho saudade. 

E como é branca de graça 
A paisagem que não sei, 
Vista de trás da vidraça 
Do lar que nunca terei! 

Fernando Pessoa in "Poesias"

Sem comentários: