quinta-feira, 25 de agosto de 2016

TOMINA 2016


DIAS DE REGRESSO

Fora da aldeia, longe da aldeia e longe do mundo, fica o Convento da Tomina, num sítio onde a Fé casou com o isolamento. O convento foi erigido entre brenhas e penhascos – em sítio áspero e fragoso, diz um texto antigo -, longe de tudo e fora do mundo. Não deixa de impressionar a tenacidade dos que levaram a cabo tal empresa e habitaram o convento durante alguns séculos. A Tomina é hoje uma quase miragem. Mas é a Senhora da Tomina que dá o nome à principal festa religiosa da aldeia.

Nestes dias que agora vamos viver, a quietude é quebrada e revive uma Santo Aleixo antiga e telúrica. Terra antiga, orgulhosa e independente,  a aldeia vive dentro e fora de portas. Há muitos expatriados (margem sul do Tejo, Suiça, Deus sabe onde estão todos os que não tiveram condições para ficar...) e por isso a Festa é organizada tanto pelos que estão em Santo Aleixo, como pelos que vivem fora. Uma forma destes regressarem mais vezes ao sítio onde nasceram e que nunca esquecerão.

Nestes dias de paz e de reecontro, Santo Aleixo vive com mais intensidade o presente e o passado. Mas a aldeia precisa, nos tempos que tem pela frente, de mais que recordações. Para garantir o futuro e se manter assim, eterna, firme, garbosa e bonita. Essa é uma preocupação de todos nós, mesmo em dias de festa.

A Câmara Municipal de Moura saúda as Festas da Tomina e felicita a Comissão pelo empenho, dinâmica e entusiasmo que, no seguimento da tradição, pôs nas celebrações deste ano. Aí estaremos entre a manhã de dia 26 e a madrugada de dia 31. Porque a Festa é dos santo-aleixenses e de todos.

Santiago Augusto Ferreira Macias
Presidente da Câmara Municipal de Moura

Santo Aleixo  da Restauração, 6 de agosto de 2016

Texto para o livro das Festas de Santo Aleixo (começam amanhã). Fotografia de Zambrano Gomes.

Sem comentários: