segunda-feira, 9 de maio de 2016

ÁGUA - DE BISKRA A MOURA, PASSANDO POR LISBOA E PELA ESTRELA, COM OUTROS COMPROMISSOS PELO MEIO...

O que estava previsto era um fim de semana em torno da água. Benza-a Deus, que não faltou. Mas o programa passava, inicialmente, por um colóquio internacional ao qual a Câmara se associou e pela inauguração do Centro Náutico, na Estrela. O resto, bom o resto foi fruto de uma multiplicidade de circunstâncias e de compromissos que saltaram em cima uns dos outros...

No início, estava um encontro que tinha/teve Biskra como ponto fulcral. A cidade já não será exatamente como Maurice Cullen (1866-1934) a pintou em 1983, mas a água está no quadro (1) e, espero eu ver um dia, o toque idílico também. Estivémos presentes no encontro de Lisboa, tendo cabido a apresentação do trabalho a Vanessa Gaspar (2). A água acompanhou-nos na inauguração que teve lugar na Estrela. O Vice-Presidente e eu ensaiámos uma pose Usain Bolt, ante o ar algo menos dinâmico do vereador Joaquim Simões (3). No domingo tivémos a prolongada visita a Moura da Embaixadora da Argélia, do Reitor da Universidade de Biskra e do Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Museologia (4).

Nessa altura já as coordenadas espácio-temporais se tinham balburdiado, e a noção do tempo se tinha perdido. Ao longo de três dias, e com a água pelo meio, houve lugar a um encontro com o meu colega do Tarrafal, José Pedro Nunes Soares (6), à presença na justa homenagem ao Dr. Joaquim Simões (7) e na tarde/noite na animada Festa de Santo António, em Santo Aleixo (8). Tranquila mesmo foi a passagem pelo bar da Casa do Povo de Santo Amador, onde fui surpreendido pelo encontro, e pela longa conversa, com um antigo habitante na ilha de Bolama (9). Ficou marcada uma nova ida à aldeia, para lhe mostrar as fotografias que fiz, em tempos, na Guiné-Bisssau.


1

2

3

4

5

6

7

8

9

1 comentário:

Curioso disse...

Psst, reparaste que falta a legenda da fotografia n° 5?