domingo, 13 de março de 2016

MOURA, O PS E A DEVOLUÇÃO DO IRS

De um comunicado do Partido Socialista:

"Os eleitos do Partido Socialista, fiéis aos seus compromissos, voltaram a propor que a Câmara Municipal apenas recebesse o equivalente a 3% do imposto(irs) cobrado no seu concelho, sendo os restantes 2% distribuídos pelos contribuintes aqui residentes.
A maioria Comunista na Câmara rejeitou esta proposta. E os eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Moura votaram contra!
Hoje é noticiada a devolução de 133,591€ (cento e trinta e três mil, quinhentos e noventa e um euros) aos contribuintes do Concelho de Moura, e é importante que se diga que tal facto se deve à proposta dos eleitos do PS.
Foi com os votos da Assembleia Municipal, cuja maioria já não pertence ao Partido Comunista, que foi possível alcançar esta deliberação que permite por via desta devolução um alivio da carga fiscal para os residentes no nosso Concelho." (fim de citação)

É mesmo?
Esta devolução corresponde a um alívio da carga fiscal?
De quem e como?

Aqui vão seis exemplos:

1) Contribuinte solteiro e sem dependentes, auferindo o salário mínimo - recebe 0 (zero)
2) Casal, auferindo ambos o salário mínimo, e com um filho menor (3 anos, por ex.) - recebem 0 (zero)
3) Casal, um com um salário mensal de 1000 euros, outro com um salário mensal de 750 euros, com dois filhos (tendo um deles menos de 3 anos) - recebem de devolução do IRS 6 (seis) euros por ano.
4) Casal, um com um salário mensal de 1500 euros, outro com um salário mensal de 1000 euros, com dois filhos - recebem de devolução do IRS 52 (cinquenta e dois) euros por ano.
5) Casal, com um rendimento mensal de cada membro de 2000 euros mensais, com dois filhos - recebem de devolução 153 (cento e cinquenta e três) euros por ano.
6) Casal, um com um salário mensal de 3000 euros, outro com um salário mensal de 2500 euros, com 2 filhos - recebem de devolução do IRS 307 (trezentos e sete) euros por ano.

Ou seja:
1. Quem tem salários baixos, ou não recebe nada ou recebe verbas irrisórias;
2. Quem tem rendimentos altos, recebe valores substanciais;
3. Haja quem me explique onde está a justiça social desta medida, que favorece quem mais ganha;
4. Haja quem me desminta, quando eu digo que o alívio da carga fiscal beneficia os que mais ganham.

Dado objetivo: o Município tem, no seu orçamento, menos 133.000 euros. Que iriam beneficiar todos, e não apenas os mais ricos...

Robin dos Bosques, o anti-modelo do PS, em Moura.

Sem comentários: