terça-feira, 8 de março de 2016

CÂMARA ABERTA: CONCELHO DE MOURA, CONCELHO AGRÍCOLA - DIA 1

Quinta Câmara Aberta deste mandato. Há princípios que se mantêm: diversificação geográfica das iniciativas, prioridade aos problemas concretos do concelho, contacto (ainda mais) próximo com a realidade. Num concelho em que a agricultura tem grande peso, e inegável importância económica, é a esse a setor que dedicamos a maior parte da nossa atenção ao longo destes dias.

Importa tanto o contacto com entidades oficiais como com os representantes do setor. Interessa-nos tanto fazer o balanço de investimentos efetuados como perspetivar iniciativas futuras. O debate e a discussão de ideias estão, também, no centro da nossa agenda.


O primeiro dia foi ontem.


Reunião com o Diretor Regional da Agricultura. Entre outros assuntos, falou-se da próxima OLIVOMOURA. Vários dossiês estiveram em análise. Mais dos que os resultados imediatos ficam pontes futuras para diálogo.

Mais uma ronda de consultas com os rendeiros dos Machados. Deixar arrastar o problema não interessa aos rendeiros nem interessa à economia familiar. A disponibilidade da Câmara Municipal neste aspeto particular continua a ser total.

Fórum 21 ("O futuro agrícola do concelho de Moura") e debate na Casa da Moagem, em Safara. Se a agricultura está no centro das preocupações, nada melhor do que trazer o tema para o centro geográfico do concelho.
Participantes: Ana Caeiro (CNA), António Miguel Rosado (AJAM), João Ramos (deputado - PCP) e Pedro do Carmo (deputado - PS).

Sem comentários: