domingo, 29 de novembro de 2015

ACHAS QUE ISTO VALE A PENA?

A pergunta foi-me disparada, ontem à noite, por um amigo de Moura, no meio da barulheira da Sheherazade. E continuou "Achas que vale a pena sacrificares o teu tempo para seres presidente da câmara? Todos os dias ouço coisas a teu respeito que sei que não são verdade". E prosseguiu, no mesmo tom incisivo.

Curiosamente, no almoço da Contenda, eu tivera uma longa conversa com o meu amigo Artur Torres Pereira, ex-Presidente da Câmara de Sousel (eleito pelo PSD), sobre o serviço público, sobre questões de ética e sobre a exposição permanente a que o(s) cargo(s) obriga(m). Um diálogo fraterno com uma pessoa por quem tenho respeito e consideração.

Respondi ao meu amigo  de Moura que quase nunca penso nesse tipo de questões: nem nas nulas vantagens financeiras do cargo, nem da rapidez a que somos, mais tarde, votados ao esquecimento, nem nos obstáculos e nas agruras do quotidiano, nem das provocações e na maledicência.  Centro-me, sempre, nos resultados e na forma séria de se atingirem objetivos. O resto interessa-me pouco e voto tais assuntos pouco sérios ao desprezo.

Era, salvo erro, Brian Clough (quando treinava o Derby County) que dizia que todo o drible que não resultava em golo era um drible inútil. É esse o meu princípio, e posso, por isso, dizer-te, amigo JR, que "sim, acho absolutamente que vale a pena desempenhar estas funções". Nunca esquecendo que isto não é uma profissão e, muito menos, um modo de ganhar a vida.

Desenho - Norman Rockwell.



Sem comentários: