sábado, 31 de outubro de 2015

LEIDEN, RELAÇÕES INTERNACIONAIS E O MÉDIO ORIENTE

Somos amigos há quase 19 anos. Nos últimos 10, encontrámo-nos de forma esporádica. Mantemos um contacto próximo, que se tem estreitado, à distância, nos últimos tempos. Anteontem, fui despertado com um mail, anunciando a admissão dessa minha amiga na Universidade de Leiden, na Holanda. Um sítio de grande interesse no domínio dos Estudos Internacionais. A minha amiga está interessada nas questões do Médio Oriente. E vai passar parte do seu tempo a estudar língua árabe, no edifício que se vê na fotografia.

Há coincidências assim. Levei parte do meu percurso de estudante a ler livros publicados pela E.J. Brill, de Leiden. As obras de Reinhardt Dozy. E a Enciclopédia do Islão. Que esta minha amiga se tenha interessado pelo mundo árabe é uma surpresa total. Comentei, em tom provocador, "já há tantas problemas no Médio Oriente; você ir para lá é mais um". Não levou a mal.

http://www.bachelors.leiden.edu/studies/info/international-studies

Sem comentários: