quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

ANTIOQUIA, MÉRTOLA, DOIS MUSEUS E DUAS MENORÁS

A recente referência ao Worcester Art Museum fez-me regressar a um catálogo que lá me ofereceram:  Antioch - the lost ancient city. As ligações ao oriente dos mosaicos de Mértola eram mais que evidentes, mas não foi isso que mais me chamou a atenção. Numa das páginas do catálogo figura uma menorá, com a legenda Inscription with incised relief  of menorah. Surface find from Antioch, present location unknown. Já não bastava a imprecisão e descontextualização do achado, como ainda por cima não se sabia onde a peça estava. Mais outra ligação de Mértola às comunidades do Levante: na exposição da basílica paleocristã de Mértola pode apreciar-se uma lápide funerária, ratável do século V d.C., com a menorá. Outra coincidência: a peça de Mértola foi também resultado de uma recolha de superfície.



Já lá vão 21 anos. O catálogo da Basílica Paleocristã foi a minha primeira prova de fogo em Mértola. Uma prova difícil, e que na altura me valeu duras críticas internas... Palavras leva-as o vento, o catálogo ainda resiste, continuando globalmente válido, nos seus diversos domínios.

Sem comentários: