quinta-feira, 4 de setembro de 2014

SÓ DOIS TURISTAS EM MOURA...

Durante a campanha para as autárquicas de 2013 fui fustigado pela opção de reabilitação do Património Histórico, como parte de uma estratégia de promoção do concelho. Segundo então disse um dos candidatos só se tinha cruzado com 2 (dois) turistas em Moura. A opção estaria noutros domínios. Infelizmente, nunca cheguei a saber quais...

Ontem, à hora do almoço, uma das esplanadas da praça tinha as mesas cheias de estrangeiros. Eram dois vezes vários, digamos.


Dois turistas, talvez no deserto mourense

Nota de imprensa ontem divulgada pela CMM:

Há mais turistas a visitar Moura. Em 2014, até finais de agosto, foram registados no Edifício de Receção ao Turista, no Castelo, cerca de cinco mil turistas nacionais e estrangeiros. Só no mês findo, houve 1323 visitantes.

Depois de se ter registado um crescimento do número de turistas em 2013 face ao ano anterior, os primeiros oito meses deste ano voltam a mostrar um aumento de visitantes à cidade de Moura.

Entre janeiro e agosto de 2014 passaram pelo Edifício de Receção ao Turista, no Castelo de Moura, 4775 pessoas, das quais 3655 eram portuguesas e 1120 estrangeiras.
Em comparação com 2013, em números globais, verificou-se um aumento de 2767 visitantes.

Destaque-se ainda o número de turistas que passou pelo Edifício de Receção ao Turista, em agosto – 1323 pessoas, um número que superou aquele do que tinha sido o melhor mês de 2014, abril, quando se registaram 1037 visitantes.

É de referir que nos primeiros meses de 2013 o Posto de Turismo ainda estava localizado no Pátio dos Rolins, tendo passado apenas no final de junho daquele ano para a sua atual localização.

Este facto mostra que a mudança realizada pela Câmara Municipal de Moura veio permitir que os visitantes da cidade tenham um maior acesso ao Edifício de Receção ao Turista e às informações ali disponibilizadas. Esta relocalização veio introduzir também a melhoria do registo do número de turistas que visitam Moura.

O aumento do número de turistas e visitantes é prova do interesse que a cidade e o concelho de Moura suscitam a nível nacional e internacional, resultado também da política de investimento da autarquia na valorização do património cultural.


O moderno Edifício de Receção ao Turista foi inaugurado a 24 de junho do ano passado. Esta foi uma obra candidatada ao InAlentejo – Política de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana (PRU) e teve um custo de cerca de 380 mil euros, dos quais 42 mil foram suportados pela Câmara Municipal de Moura.

Sem comentários: