segunda-feira, 29 de setembro de 2014

ENSINO SUPERIOR - EMPRESAS E MATCHING FUNDS EM MOURA

Como duplicar fundos?
Como envolver empresas na área social e educativa?
Como fazer com que essas empresas tenham retorno (fiscal e em termos de força laboral) do investimento feito?
Será possível fazer mais e melhor conjugando o investimento público e o privado?
Foram essas as questões que me coloquei e que levaram a Câmara Municipal de Moura a lançar um desafio de apoio a bolsas de estudo a 10 (dez) empresas do concelho de Moura. Aguardo, com evidente interesse e curiosidade, as respostas que iremos ter.


Teor do ofício remetido na passada semana: 

A Câmara Municipal de Moura apoia, desde há muito, os jovens estudantes do concelho de Moura, através da atribuição de bolsas de bolsas de estudo para alunos do Ensino Superior.

Consideramos que este esforço deve ser ampliado, através da participação de agenteseconómicos do concelho na área educativa. Trata-se de uma forma de envolver diretamente a sociedade civil num processo de desenvolvimento que a todos diz respeito. Preconizamos a criação de novas bolsas. a funcionarem de acordo com um sistema de matching funds. Ou seja, iremos convidar dez empresas instaladas no nosso concelho a participarem neste projeto, segundo um esquema de funcionamento que se deverá guiar pelas seguintes normas gerais:

* A atribuição de uma bolsa de estudo para o ensino superior, no montante anual de 2000 euros, a repartir em partes iguais entre a empresa e a Câmara Municipal;

* A bolsa será atribuída mediante uma avaliação, onde serão ponderados fatores de mérito académico e de apoio social. Critérios mais precisos serão definidos antes do processo de seleção ter início;

* A bolsa estará, obrigatoriamente, ligada à área técnica em que a empresa desenvolve a sua atividade;

* O alunos terá, obrigatoriamente e em moldes a definir antes do processo de seleção ter início, de colaborar de forma ativa e não remunerada com a empresa que o apoia.

Assim, em conclusão, vimos por este meio convidar a vossa empresa a integrar este projeto, cujo início terá lugar no ano letivo de 2015/2016.


Deixamos à consideração de V. Exa. esta nossa intenção, a ser debatida e aprofundada, quando lhe parecer conveniente. 

Sem comentários: