terça-feira, 22 de abril de 2014

AI TEQUE

Drone - an aircraft without a human pilot aboard. Its flight is controlled either autonomously by onboard computers or by the remote control of a pilot on the ground or in another vehicle. The typical launch and recovery method of an unmanned aircraft is by the function of an automatic system or an external operator on the ground.

Soa bem, não soa? Claro que sim. E até funciona. Salvo se for um drone português. Aí a tecnologia high-tech passa a ai teque.

Ao ver este espetacular lançamento lembrei-me de três coisas:
* A tese do João Macias está cientificamente provada: nenhum avião fica lá em cima;
* Os aviões de papel do Vitor Magalhães (AZAVA), dos meus tempos de liceu, eram inexcedíveis e voavam mais que um drone;
* Os aviões de papel são mais baratos que um drone (300.000 euros custa o brinquedo), ainda que este seja mais divertido.

E fiquei com duas dúvidas:
* O militar usa passa-montanhas por uma questão de estilo ("alô, aqui agente secreto xis-batata") ou porque, sabendo o que a casa gasta, desconfiou que aquilo ia dar barraca e achou melhor passar incógnito?
* Isto foi tudo encenado e, em tempos de crise, vale tudo para a malta ter uns segundos de relax...

1 comentário:

Anónimo disse...

Francisco Perfeito Caetano - Vamos ver como é que os técnicos vão restaurar os frescos da igreja matriz de Safara-Moura.
22 min · Gosto

Vitor Serrão - Esses frescos de Safara são de Filipe Santiago, pintor alentejano do tempo de D. João V. De há muito os não vejo e são um programa cenográfico barroco interessante. Confiemos... mas não basta, há que acompanhar...