quinta-feira, 6 de março de 2014

...DO LADO DE CIMA DO EQUADOR - IV: LUZ EM RIBANA

FIAT LUX

“E Deus disse: faça-se a luz; e a luz foi feita”. É quase no começo do Génesis. E é uma das mais conhecidas e citadas passagens do Antigo Testamento. Veio-me à memória no caminho para Ribana, quando íamos à procura da luz. O percurso faz-se, aos tombos, num 4x4. A floresta é densa e a faixa de terra no caminho é o destom castanho no meio do verde. A luz vai chegar a Ribana dentro de momentos. Não sabemos quantos momentos, mas será dentro de alguns. A ligação é singela e cada casa terá uma lâmpada. O 4x4 pára, num soluço. Saímos para o calor. Um grupo de cantoras espera a comitiva, sob um sol que cai a pique. Amaldiçoo a gravata e o casaco, mas a ocasião é formal. Há música e batuques. Já lá vão dez minutos, depois vinte, depois quase meia-hora. As cantoras não perdem o ritmo, nem a voz. Esperamos a chegada de alguém que não chega. O suor pinga-me do queixo como nos dias mais duros das escavações arqueológicas no castelo de Moura.

Chega o convidado principal. As cantoras sossegam por instantes, enquanto nos dirigimos todos para uma fita roxa, que nos “veda” a entrada na aldeia. Há muitos anos que não assistia a uma cena de corte de fita. Outrora popular, este ritual foi banido, sem retorno, pela revolução de abril. A fita roxa é cortada, duas vezes, uma por cada individualidade, com uma tesoura reluzente.

Faz-se agora luz. E pronto, acabou. Acabou? Não acabou nada. As cantoras e os batuques reatam, prego a fundo. Vai agora toda a comitiva até ao fim da aldeia, onde mora um casal de velhotes caboverdianos, imigrantes de longa data. São dos primeiros a terem luz. “Eles merecem”, murmura o Presidente da Câmara. A xenofobia ficou à porta da rua, em Lembá.

Voltamos atrás. As cantoras não dão sinais de fadiga. Nem elas nem o sol, que continua sem dar tréguas. Sentamo-nos debaixo de uma árvore. Há discursos e reportagem televisiva. O presidente da associação local está exultante com a chegada da luz à sua aldeia. As cantoras também estão contentes, porque já lá vai mais de uma hora e têm cada vez mais energia.

Não posso deixar de notar a felicidade que um pouco de luz traz aquela aldeia no fim da ilha. Não posso deixar de comparar tanto contentamento com outros quotidianos, feitos de disparatadas exigências. Não posso deixar de recordar outros comportamentos, vindos de gente que, como eu, nasceu na condição de “remediado” (era assim que se dizia, lembram-se?), e agora me fala como se tivesse um apartamento em Belgravia e passasse férias em Martha’s Vineyard…


Saio para o sol, que continua a chover sobre nós, sem piedade. E sinto-me também feliz com a felicidade que vejo naqueles momentos. Faço um brinde às cantoras, antes de voltar ao 4 x 4, e antes da aldeia desaparecer, logo na primeira curva da estrada.

Crónica publicada em "A Planície" de 1.3.2014. As cantoras estão ao fundo, à esquerda.

Sem comentários: