quarta-feira, 26 de março de 2014

ASSEMBLEIA DISTRITAL DE BEJA E MUSEU REGIONAL DE BEJA - QUE FUTURO?

Teve ontem lugar, em pleno Museu Regional, uma sessão da Assembleia Distrital de Beja.

Há dois temas sobre a mesa:

* O património imobiliário
* O pessoal e o Museu Regional

Quanto ao primeiro, a decisão que se tomou (21 votos a favor, 8 abstenções e 2 votos contra) foi a de doar o património imobiliário à CIMBAL (Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo).

A resolução do segundo assunto depende do texto da lei que vier a ser aprovada no próximo dia 2 de abril. Nesse mesmo dia, será por mim convocada uma sessão extraordinária da Assembleia Distrital, tendo em vista a apresentação de uma proposta que permita resolver a situação laboral dos trabalhadores da ADB. Em diversas ocasiões tenho defendido que a solução mais adequada seria passar o Museu, de forma faseada, para a posse da Câmara Municipal de Beja. Outra alternativa é o Museu ser assumido pela CIMBAL. A menos que haja ainda outra hipótese que, neste momento, não vislumbro...

As próximas semanas prometem ser animadas.


3 comentários:

M. Conceição Lopes disse...

Se a ideia é encontrar ideias todos os que trabalhamos no património da região temos obrigação de ter ideias, de as partilhar e, sobretudo de as colocar em prática.

Unknown disse...

Eis uma oportunidade para redefinir o Museu Distrital de Beja e congregar os fabulosos espólios exumados na última década no âmbitos dos trabalhos do Alqueva. Muitos desses espólios batem aos pontos o que existe no Museu Nacional de Arqueologia.
Votos de sucesso!

Dália Guerreiro disse...

E o património móvel? Onde colocaram os andores?