quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

MARROCOS-PORTUGAL: PORTAS DO MEDITERRÂNEO, 15 ANOS DEPOIS

Post nostálgico. E muito, por sinal.

Faz agora 15 anos que começou um dos projetos mais bonitos em que estive envolvido. Um dos mais inesquecíveis, também. Durante o ano de 1999 foram incontáveis as deslocações feitas a Tânger, para preparar uma exposição, que só ganhou nome em março ou abril. A primeira viagem, de automóvel, teve lugar em finais de janeiro.

Os meses seguintes foram de intenso trabalho, entre o traçar de uma linha para o projeto - o desenho coube ao arq. José Alberto Alegria - até se chegar ao desembarque num voo "clandestino" no aeroporto de Tânger, nos inícios de setembro.

Se hoje ocupo umas linhas do blogue é porque esses meses de trabalho foram de grande aprendizagem, com a extraordinária equipa da Comissão dos Descobrimentos. O maior "ganho" esteve nos amigos que então fiz. Permito-me referir um que, em plena pista do aeroporto, ainda perguntava a outro colega "eh pá, tenho mesmo de aturar os dois comunas [Cláudio Torres e eu] durante estes dias todos? ganda merda…". Ficámos amigos a sério.

Um pormenor "topográfico": a ideia das "Portas do Mediterrâneo" surgiu à saída da Casa Pepe, em Arzila e resultou de uma conversa com a Conceição Amaral.

Conceição Amaral fotografando a maqueta, que o autor do blogue segurava

A maqueta, com as várias áreas da exposição

Fase da montagem, na companhia de Luís Campos

2 comentários:

conceição amaral disse...

Santiago, das dezenas ou centenas de projectos em que estive envolvida/coordenei, este o que mais me marcou! Obrigada por teres segurado a maquette! Bjs

Anónimo disse...

pois, parabéns aos dois!!!!!
Mia