terça-feira, 29 de outubro de 2013

MOITA MACEDO, PINTOR E POETA NA REVOLUÇÃO

A escolha cinéfila é, literalmente, minha. Aqui vai um pouco de arqueologia.

Em tempos que já lá vão rodei um documentário em super-8, sobre um pintor, o qual viria a falecer dois anos mais tardeAs filmagens tiveram lugar no inverno de 1981, coincidindo com uma exposição realizada na galeria CODILIVRO, em Benfica. O título do filme foi sugerido pelo próprio Moita Macedo, a partir de uma reportagem feita pelo jornal “O diário”. A montagem que agora se apresenta respeita o guião original, redigido em finais de 1980. As bobinas mantiveram-se inéditas até hoje.

Consegui há meses finalizar a montagem, respeitando o guião dos meus 17 anos.... O meu primeiro (e, presumivelmente, derradeiro) filme estreou no dia 14 de julho de 2013. É um ingénuo documentário de 14 minutos. A tiragem foi de 30 exemplares.

Não foi possível reproduzir aqui, por questões relacionadas com direitos de autor, as músicas que faziam parte do alinhamento inicial. O que se apresenta é, portanto, uma versão incompleta.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Santiago Macias

Antes de mais, parabéns pelo teu blogue, que há uns tempos vou seguindo pela abrangência cultural, e pela tua recente eleição para a Câmara de Moura. Ando já há algum tempo para te enviar uma abraço, o que aproveito para o fazer agora a propósito deste teu documentário sobre Moita Macedo: como curiosidade, penso que ele é pai do actual ministro da Saúde...

Com um apertado abraço,
João Esteves