quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A RUA É NOSSA. A IGREJA TAMBÉM.

É no próximo sábado, dia 12, às 12 horas. Abre ao público a igreja do Espírito Santo, outrora votada ao abandono.

Será um três em um: uma exposição, com fotografias dos habitantes das Ruas da Romeira e do Espírito Santo; a apresentação da publicação Moura - parcerias para a regeneração urbana, onde se mostram os trabalhos concretizados ao abrigo de um programa financiado pelo INALENTEJO; a apresentação do DVD Moura - 3000 anos de História, que mostra as intervenções financiadas pelo Turismo de Portugal.

Nem Museu, nem Arqueologia... "Apenas" o orgulho de melhorar a nossa cidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pensar no património, é pensar nas pessoas! Louvo esta iniciativa da Câmara Municipal de Moura, que em boa hora soube aproveitar os fundos comunitários e reabilitar mais um espaço centenário bem no centro histórico de Moura.
Colocar os moradores das históricas ruas do Espírito Santo e Romeira a participarem na 1ª exposição da nova Galeria Municipal é uma ideia original e apelativa. Perde-se na memória os muitos habitantes destas duas ruas e suas famílias. Uma bonita homenagem! Obrigado CMM! Como morador aproveito para CONVIDAR todos os meus amigos a estarem presentes!
Eu nasci no Parque de Santa Catarina (actualmente Piscina Municipal) e com apenas 3 anos de idade mudamos para o N. 24 da Rua da Romeira (a estrear). Desde novo sempre brincamos no nosso “monte”, pois a Rua da Romeira não tem saída, e como tal a rapaziada era ali que se juntava. O “Convento das Beatas” sempre esteve presente, como cartão-de-visita à rua, degradado de dia para dia, privado, nos últimos tempos um grande pombal, uma entrada da rua nada digna. Felizmente tudo mudou, e hoje é um orgulho passar lá.
Sábado lá estaremos para celebrar a abertura deste espaço e prestar homenagem a TODOS os moradores destas simpáticas ruas, incluindo muitos que já partiram e outros que já lá não moram!
JOSÉ EDUARDO CAVACO