terça-feira, 24 de setembro de 2013

GUINÉ-BISSAU: 40 ANOS

POEMA

Quem é que não se lembra
Daquele grito que parecia trovão?!
– É que ontem
Soltei meu frito de revolta.
Meu grito de revolta ecoou pelos vales mais longínquos da Terra,
Atravessou os mares e os oceanos,
Transpôs os Himalaias de todo o Mundo,
Não respeitou fronteiras
E fez vibrar meu peito...

Meu grito de revolta fez vibrar os peitos de todos os Homens,
Confraternizou todos os Homens
E transformou a Vida...

... Ah! O meu grito de revolta que percorreu o Mundo,
Que não transpôs o Mundo,
O Mundo que sou eu!

Ah! O meu grito de revolta que feneceu lá longe,
Muito longe,
Na minha garganta!

Na garganta de todos os Homens


A declaração de Madina do Boé foi há 40 anos. Curiosamente, o assunto quase passa ao lado da imprensa portuguesa on-line deste 24 de setembro.

O poema chama-se revolta. Foi escrito por Amílcar Cabral.

Sem comentários: