quinta-feira, 18 de abril de 2013

MOURARIA - FIAT LUX


Faça-se luz. A obra de valorização dos espaços públicos da Mouraria de Moura está praticamente terminada. O projeto, da autoria de Pedro Guilherme e Sofia Salema, teve um percurso de avanços e paragens. Até ao decisivo momento do arranque. A iluminação já está a funcionar, dando às paredes e às ruas um ar simpático e renovado.

A Mouraria é um conjunto classificado de três ruas, um largo e uma travessa. Remonta ao século XIII, altura em que nesta zona, no exterior das muralhas, se começou a construir um bairro destinado a albergar a população entretanto expulsa do castelo.

É uma das zonas mais populares e acolhedoras da cidade. Por isso se lhe deu particular atenção no âmbito das Parcerias para a Regeneração Urbana (335.000 €, dos quais a Câmara Municipal pagou apenas 50.000). Um processo difícil e que vai sendo concretizado, com esforço e persistência.

O "dossiê Mouraria" ficará encerrado no final da próxima semana. Será pretexto para uma pequena celebração. Os moradores do bairro merecem isso.

5 comentários:

Unknown disse...

Está muito bem conseguido. espero que traga melhor qualidade de vida aos residentes.
De assinalar que este é o ano de todas as maravilhas. (é uma farpazinha amiga) mas de certeza que concorda... Abraço.

Anónimo disse...

SÓ FALTA UMA "MOURA ENCANTADA" ASSOMAR A UMA JANELA.BAIRRO DE GENTE "PROSCRITA", NOUTROS TEMPOS COMO É ÓBVIO.BAIRRO A MERECER AINDA UMA MAIOR DINAMIZAÇÃO CULTURAL TENDO EM LINHA DE CONTA AS SUAS ORIGENS REMOTAS.

Santiago Macias disse...

Caro Nuno Roxo

O ano de todas as maravilhas? Claro que não levo mesmo nada a mal a ferroada. Mas é imprecisa. Basta dar uma vista de olhos ao blogue. Neste ano há atividade intensa, como em todos os outros. Inaugurações? Também. Tal como em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012. O concelho não pára. Eu, mais modestamente, também não gosto de estar parado.

Unknown disse...

ferroada não! farpazinha amiga. não o tenho por corta fitas e admiro o seu trabalho, mas nestas alturas é tão bom uma farpa! ainda deve ser cedo pois daqui a uns meses um comentário destes dá direito a uma mão cheia de comentários, abraço.

Santiago Macias disse...

ok
abraço