quarta-feira, 3 de abril de 2013

HOMENAGEM A GONÇALO RODRIGUES DOS SANTOS


Homenagem a Gonçalo Rodrigues dos Santos, o serralheiro que concebeu uma das grandes criações da Lusitânia: a cadeira Gonçalo, elemento indispensável em qualquer esplanada digna desse nome. Isso foi, claro, antes do plástico ter rafeirizado o nosso quotidiano. O Cantinho e o Ideal tinham cadeiras destas. Foi na esplanada do Cantinho que, aos 12 anos, bebi o primeiro zézinho. Um zézinho era um copo de imperial (bem) mais pequeno que os outros. Ficou-me, daí, a paixão pelas esplanadas e pelos cafés à antiga, versão moderna dos fora.

A cadeira Gonçalo é um prodígio de funcionalidade. Em tempos recentes houve "recriações", concebidas por designers. Como a de baixo, que foi desenhada por alguém que nunca passou um par de horas refastelado numa esplanada, entre imperiais e tremoços. Tenho a certeza que não.


1 comentário:

Duarte Pereira disse...

Caro Santiago Macias.
Antes de mais aplaudo o artigo que valoriza o design português.
Gostaria de fazer uma correcção, a segunda imagem que coloca é uma cadeira concebida pelo designer português Daniel Vieira. Há primeira vista parecem idênticas, mas a segunda foi concebida mais recentemente e certamente inspirada pelo design da Gonçalo original.
Com os melhores cumprimentos,
Duarte Pereira