quinta-feira, 28 de março de 2013

EUROPA NOSTRA

Os prémios da União Europeia do Património Cultural distinguiram, este ano, trinta projetos de quatro áreas diferentes.

Da lista fazem parte quatro laureados Portugal. Quero aqui manifestar o meu regozijo pelo reconhecimento internacional que o trabalho de Victor Mestre e de Sofia Aleixo acaba de conhecer. O prémio, no âmbito da Conservação (categoria 1) reporta-se à notabilíssima intervenção levada a cabo no Liceu Passos Manuel, em Lisboa. Cabe também referência à distinção atribuída à Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, no âmbito da categoria 3 (Contributo Excecional).

A que propósito vem a referência? É que Victor Mestre e Sofia Aleixo são autores de três projetos no âmbito da conservação, no concelho de Moura. Um deles está em obra. E Conceição Amaral, diretora do Museu da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, tem, por diversas vezes, prestado serviços à Câmara de Moura, no domínio cultural.

Estamos, portanto, bem acompanhados. Isto vem, também, dar razão ao método de trabalho que, na Câmara Municipal de Moura, temos vindo a seguir. Faz sentido, mais que nunca, citar uma máxima célebre: Gouverner, c'est choisir (Pierre-Marc-Gaston de Lévis - 1764-1830)

Veja-se a lista completa em http://www.europanostra.org/laureates-2013/

Sem comentários: