segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

PARA EVITAR OS ENGARRAFAMENTOS NA LISBOA DO SÉCULO XVII


A placa data de 1686 e fica na Rua do Salvador, no bairro lisboeta de Alfama. É o sinal de trânsito mais antigo que se conhece, em Portugal. Tem andado pela blogosfera e acho-o um curiosidade interessante. Daí que o partilhe.

O que está escrito na placa?

ANNO DE 1686
SVA MAGESTADE ORDE
NA Q OS COCHES SE
GES E LITRAS Q VIE
REM DA PORTARIA DO
SALVADRO RECVEM PA
A MESMA PARTE

Ou seja,
Ano de 1686 - Sua Magestade ordena que os coches, seges e liteiras que vierem da portaria do Salvador recuem para a mesma parte

Que se passava? A rua era muito usada, sendo comuns os problemas entre os coches que desciam e os que subiam, uma vez que só podia passar um de cada vez. Chegava-se, com frequência, a vias de facto. Assim, determinou D. Pedro II que o coche que viesse de cima perdia prioridade em relação ao que vinha de baixo. Ao contrário do que determina hoje, em termos gerais, o Código da Estrada. Veja-se o Título II, Capítulo I, Secção IV, Subsecção III, Artigo 33º, nº 2, Alínea d (é, também, por estas coisas que Portugal se torna divertido e diferente):
2 – Se for necessário efectuar uma manobra de marcha atrás, deve recuar o condutor do veículo que estiver mais próximo do local em que o cruzamento seja possível ou, se as distâncias forem idênticas, os condutores:
d) Perante veículos da mesma categoria, aquele que for a subir, salvo se for manifestamente mais fácil a manobra para o condutor do veículo que desce.

Em caso de dúvida, vejam: http://www.segurancarodoviaria.pt/

Sem comentários: