quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PRIMEIRAS LEITURAS: A FAMÍLIA CHERRY


Mais uma memória dos anos 70 do século passado (1972/75, seguramente).

No outro dia perguntei a uma amiga, bibliotecária, se ainda havia livros da Família Cherry nas prateleiras. Não há. Estas publicações passaram ao domínio dos alfarrabistas.

Foram 14 livros, publicados entre 1952 e 1965. Li-os todos. O autor era um escritor inglês, Will Scott (1893-1964). E não só me interessavam as histórias daquela família, que conseguia arranjar "acontecimentos" em toda a parte, como os mapas que acompanhavam as aventuras. Na imagem de baixo está uma vista de Market Cray, a vila ficcionada onde a família vivia. Íamos lendo e acompanhando os percursos visualmente. O sentido topográfico que as narrativas adquirem não mais me abandonou. As palavras são terra firme. Em todos os sentidos.

As aventuras da Família Cherry eram publicadas em Portugal pela Editorial Estúdios Cor.

Ver: http://www.misteriojuvenil.com/

4 comentários:

Lucilia disse...

viva
eu só conheço a tradução de 13 deles, não conheço a tradução do The Cherrys on Zigzag Trail, sabe qual foi?

Se tiver a lista total agradeço

cumptos

Lucília

Santiago Macias disse...

Desse também não tenho ideia...

Ana Mafalda Salvado disse...

Foi através do meu primo que conheci e me deliciei com estes livros! Recordo-me que era bem miúda e regalar-me com todas estas peripécias! Fazem parte também das minhas gratas memórias de infância.

Anónimo disse...

dos 14 da coleção vocês só terão lido 13 porque nunca em Portugal ou Brasil foi publicado o THE CHERRYS ON ZIGZAG TRAIL, mas eu não só os li como os tenho todos, este último de tão raro custa, quando há no ebay, cerca de 600 a 750€!!!!