domingo, 23 de dezembro de 2012

COOPERATIVA AGRÍCOLA DE MOURA E BARRANCOS CRL


A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos foi a derradeira entidade a ser distinguida com o prémio "Mourense do ano". No final de 2013 já não haverá Junta de Freguesia de Santo Agostinho, tal como hoje a conhecemos.

A Cooperativa, fundada em 1954, é um entidade de referência a nível local e a nível nacional. Produz azeites de reconhecida qualidade e leva longe o nome de Moura. Fiz, por isso, questão de me deslocar a Moura, na sexta à noite, para estar presente na cerimónia de entrega do prémio. Pela importância que a Cooperativa tem e por razões de ordem sentimental. A sede atual fica nas antigas instalações da Sociedade dos Azeites, na Rua das Forças Armadas. Onde vivi parte da minha infância. Até 1972, para ser preciso. O meu avô materno era o porteiro da empresa e o meu tio trabalhava no escritório, dirigido pelo sr. Batarda. Quarenta anos depois, ainda há por lá funcionários desse tempo.

Parabéns à Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos!

Ver: http://coopmourabarrancos.pai.pt/

3 comentários:

Unknown disse...

E com a força do povo, a freguesia há-de continuar a existir!

francisco perfeito caetano disse...

mas porquê Barrancos? Volto sempre a esta realidade de há muitos anos!o olivais de Barrancos são uma pequeníssima % dos olivais do concelho de Moura.que força e poderes tiveram e tem Barrancos para impor o seu nome na CAMeB? alguém me sabe dizer?

Santiago Macias disse...

Esta história da agregação/supressão é temporária. Um pouco de juízo prevalecerá. Agora ou daqui a uns tempos.

Porquê Barrancos? Foi constituída com esse nome, não sei as razões. Como mourense não me incomoda a "convivência" toponímica.