quarta-feira, 28 de novembro de 2012

FERNANDO CABRAL


Para alguém que não liga por aí além à roupa (eu), e que apenas cuida de comprar vistosas camisas de verão, gasto algum tempo a seguir as novidades da moda. Por isso, o nome de Fernando Cabral não me era estranho. Este jovem modelo português, de origem guineense, tem feito uma destacada carreira internacional, tendo sido escolhido por Kate Moss para com ela contracenar.

O nome de Fernando Cabral surge agora envolto em polémica. Não consta de uma lista de nomeados para um prémio nacional de moda. A notícia correu rapidamente pelas redes sociais e foi objeto de uma crónica assinada por Kalaf Ângelo. Quando li a crónica não pude deixar de pensar "isto vai dar barraca". Claro que deu.

Qual o fundo da questão? O racismo. Fernando Cabral não foi nomeado por seu negro? A organização veio dizer que não, nem pensar, há um júri idóneo e muito profissional blablabla. Pois... O pior disto tudo é que fico com a sensação que a não nomeação de Fernando Cabral nem foi um ato deliberado. É que não se terão sequer lembrado que ele existe. O que é a pior das discriminações e o mais terrível dos racismos.

2 comentários:

Curioso disse...

Isso de racismo nao sera um bocadinho pesado? Sou sincero, nunca tinha ouvido falar deste modelo e nao me parece que seja assim tao grave ou racista a nao nomeaçao do nome dele para um premio...

Santiago Macias disse...

Caro AMC, uma não nomeação não entra exatamente no domínio daquilo que possamos considerar como grave. Estou de acordo contigo. Mas que foi racismo não tenhas dúvidas.