sábado, 20 de outubro de 2012

GEÓGRAFOS ÁRABES

Em julho de 2007 participei, como arguente, no júri de doutoramento de António Rei. A instituição onde obteve o grau, a Universidade Nova de Lisboa, editou agora, em CD, um trabalho de folêgo, resultado de uma investigação do António. O Gharb al-Andalus al-Aqsa na geografia árabe foi ontem apresentado, na Universidade Nova, por Bernardo Vasconcelos e Sousa, prefaciador da obra. Entre a perseguição a manuscritos sobre Moura, na Academia das Ciências de Lisboa e na Biblioteca Nacional, arranjei forma de passar pela Av. de Berna, ao fim da tarde.

Do outro prefácio, o meu, deixo aqui três parágrafos que deixam claro o que penso do trabalho do António:

O ponto de partida foi, afinal, uma evidência surpreendente: não há, em Portugal, trabalhos recentes sobre os geógrafos árabes. Usam-se textos conhecidos desde há muito e continua a ter-se o imprescindível David Lopes como base geográfica para o conhecimento dos territórios. São, por isso, ajuda decisiva os inúmeros trabalhos que António Rei tem vindo a produzir e que começam agora a somar-se, contribuindo para um mapeamento do Gharb. O seu conhecimento da língua árabe tem-lhe permitido aprofundar uma pesquisa que tem sido intensa e com resultados de grande interesse, lançando novas perspetivas sobre a evolução da memória geográfica do sul.

Não se trata, ainda assim, apenas de uma abordagem de erudição filológica, mas também de uma comparação entre fontes e de propostas para as dúvidas, nomeadamente de ordem topográfica, que elas mesmas mais vezes levantam do que resolvem. Bem como de esclarecedoras discussões e clarificações sobre edições anteriores destas fontes. Particularmente útil se revela o capítulo referente à escrita geográfica sobre o al-Andalus, ao mergulhar nas datas e nas origens dos textos e ao apresentar uma divisão em tipologias literárias.

Pode, pois, dizer-se, e em resumo, que este utilíssimo guia sobre fontes geográficas históricas do Gharb passa a ser obra de consulta indispensável e que vem preencher uma lacuna existente. Neste domínio de investigação, em que se cruzam os textos escritos, a arqueologia e a leitura e a interpretação das diferentes paisagens, a obra de António Rei é, simultaneamente, um marco, um momento de reflexão e um ponto de partida para novas investigações.



Sem comentários: