quarta-feira, 17 de outubro de 2012

DONA FRANCELINA

Uma das pessoas que recordo mais vezes do meu curso de História da Arte - não era exatamente do meu, uma vez que entrara em 1982 ou 1983 - é a Dona Francelina. Teria perto de 60 anos e destacava-se por vestir de forma desprendida, por andar sempre de cigarro na mão e pelo modo descontraído como se sentava nas secretárias que, por esses dias, preenchiam os corredores da FLL. A Dona Francelina tratava-nos de modo afetuoso e um tanto maternal. Baixinha e magrinha era apelidada de Francineide (por fazer recordar fisicamente a mãe de um personagem do Jô Soares, chamado Bô Francineide) por duas ou três megeras da faculdade.

Um belo dia, andava escada abaixo escada acima, trabalhando na preparação de uma qualquer iniciativa da Associação de Estudantes, quando a Dona Francelina - não a conseguia sequer tratar por você - se me dirigiu "chega lá aqui, filho! preciso falar contigo!". Seguia-a, intrigado. Sentámo-nos a uma mesa. Levei uma valente reprimenda, por causa da minha atividade política. Que sabia que eu bom aluno, que me andava a desgastar, que não me devia atirar assim de cabeça, que havia outros que me mandavam para a frente e ficavam nas encolhas. Não me dava hipótese de responder. Estava, de facto, preocupada. No fim disse-me, com um olhar de funda tristeza e agarrando-me o braço, "não quero que te aconteça o que aconteceu ao Zé Dias; olha o que fizeram ao Zé Dias...". Num primeiro momento não percebi. Depois, tive um flash. Claro, a Dona Francelina - que eu sabia ser licenciada em pintura pelas Belas-Artes - fora colega e amiga de José Dias Coelho, militante do PCP assassinado pela PIDE (v. aqui).

As palavras são curtas, e eu pouco talentoso, para explicar a ternura com que recordo a Dona Francelina. E as vezes que aquela conversa me tem tornado à memória. E a dúvida profunda que essa conversa em mim, para sempre, instilou.


Gravura de José Dias Coelho

2 comentários:

francisco perfeito caetano disse...

dona francelina só de um nome, licenciada em pintura pela esbal!dona francelina licenciada em "historicofilosoficas" seria só dona?dona francelina licenciada em história simplesmente, com cadeira de história da arte seria só dona?dona francelina licenciada em tudo menos pintura na esbal seria simplesmente dona?porra para estes lapsus linguae!
saúde e fraternidade
francisco perfeito caetano

Santiago Macias disse...

Caro Francisco,

Não é lapso, era mesmo assim: Dona Francelina. Sem mais. Um dona respeitoso, a senhora teria uns 60 e picos, nós andávamos pelos 19/20. Dra. Francelina não dava jeito, Sra. Francelina soava mal e Francelina só nem pensar. Ficou o Dona. Um pouco pequeno-burguês, mas "prontos" (como agora alguns dizem)...

Cumprimentos
Santiago