quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ENSINO SOBRE RODAS


Uma investigadora da Universidade do Minho apresentou uma proposta interessante: as autarquias deveriam oferecer bicicletas aos estudantes em vez de pagarem os passes escolares aos alunos do 1º ao 9º ano. Não sei se Beatriz Pereira andou pelas bandas do maoísmo e se inspirou no exemplo chinês. Devo dizer, em todo o caso e sem ponta de ironia, que estou 100% de acordo com a ideia. A solução é, realmente, mais ecológica, mais saudável. Não sei se é mais económica, mas admito que sim.

Mas é uma proposta irrealizável. António Ganhão, vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, já veio dizer que “não é exequível. Os pais não aceitariam que os filhos fossem assim transportados. É perigoso e no Inverno, com a chuva, não é fácil”. Há concelhos onde a dimensão geográfica não permitiria esta solução, é bem verdade. Mas Beatriz Pereira denota também algum bem intencionado desfasamento da realidade pequeno-burguesa nacional. No interior de muitas das nossas localidades, mesmo nas de menor dimensão, os alunos que não têm passe escolar são transportados de carro pelos pais até à escola. Coitadas das criancinhas, que não podem apanhar um pouco de sol nem de chuva... À conta disso, várias vezes passei, em Mértola, por "pai tirano".

Não acho grande graça às intervenções de Ai Weiwei (n. 1957), mas gosto desta.

1 comentário:

Lucrecia disse...

Aqui, no Brasil,talvez fosse possível.O clima ajuda,mas o problema são as ruas. Carros e outras pessoas querendo as coisas alheias à força.
Então continuamos a loucura que é levar as crianças todos os dias de carro e condução e ônibus para a escola.