segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A CAMINHO DA SUCATA

Que farei com estes artefactos pré-históricos? Primeiro foi a Kodak, agora é a Fuji. Deixaram de fabricar películas. Descontinuaram a produção, como agora se diz. Um dia destes vou ter de descontinuar o uso das minhas relíquias: uma Nikon FM2 (comprada nova em 1982), uma Leica R7 (1998) e uma Leica M6 (1999).

Quando comprei a M6 fui mostrá-la, todo orgulhoso, a um especialista. Que me disse, logo, "oh pá fizeste mau negócio, é que vai sair a M7". Adoro os especialistas, que estão sempre um passo à frente, e que estão sempre prontos a desmoralizar o próximo ("compraste o novo pc XPV4? grande barrete, acaba de sair o XPV5"; "vais de férias para o Faial? chiii, asneira, a Terceira é muito mais interessante" etc.).

Apesar da má compra, a M6 tem sido uma companheira fiel e que nunca falhou. Só falhará quando os rolos a preto e branco forem varridos da face do planeta. Já não faltará muito.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Santiago
O Eduardo Prado Coelho também nos fazia sentir assim: ia sempre um livro à nossa frente. E, pior ainda, quando foi para Paris, então, ia sempre um original (ainda não publicado)à frentíssima de toda a gente...
Temos que ir fazendo o caminho...
Boas fotos...
PL

R. Vieira disse...

Caro Santiago,

Não acredite nisso, pelo menos a curto prazo... Talvez venha a ser difícil conseguir boas películas a cores nos formatos 135 e 120, mas todos os indicadores que tenho lido apontam para que o preto e branco continuará ainda entre nós por muitos e bons anos.
Boa fotografia!
R. Vieira