quinta-feira, 7 de junho de 2012

EL 10 DE JUNIO ES UNA TOMBOLA...

Acabo de ler que José Hermano Saraiva vai ser condecorado no próximo dia 10 de junho. Tendo em conta o nulo valor científico da sua produção historiográfica, só posso depreender que é por outras razões. Ora bem, quais?

Hermano Saraiva foi Ministro da Educação Nacional entre 1968 e 1970 e um dos protagonistas da crise coimbrã, que teve um dos momentos altos no dia 17 de abril de 1969. Ocupou, mais tarde, o lugar de embaixador de Portugal no Brasil. Lugar de onde foi sumariamente saneado em finais de abril de 1974 por um grupo de democratas onde pontificava o meu querido amigo Miguel Urbano Rodrigues.

Falando em História, seria interessante que a RTP/Memória mostrasse a gravação da intervenção televisiva de 30 de abril de 1969, na qual Hermano Saraiva fez graves acusações aos estudantes de Coimbra. Concluindo depois que a ordem seria reposta. Saraiva foi um ministro do regime fascista, um agente ativo da repressão e um inimigo dos estudantes. Será por isso que é agora condecorado? Ou as medalhas do 10 de junho saem numa tômbola? Tômbola por tômbola antes a da Marisol...

Somos, tragicamente, um país sem memória. E sem vergonha.

19.4.1969: Hermano Saraiva à direita (na foto) de Américo Tomás. A protegê-los estão agentes da PIDE, essa conhecida organização de beneficência.

2 comentários:

rafael rodrigues disse...

O Veiga Simão, não sei se foi condecorado, também foi membro do governo fascista e muitos democratas pós 25 de abril andaram pela assembleia de então.

Anónimo disse...

e por falar em RTPMemória esta semana foi exibido um Lugar da História onde participa o Santiago.
inês