domingo, 27 de maio de 2012

EM TERRA FIRME

Sábado mourense. Uma longa jornada com um grupo de alunos de um mestrado da Universidade Nova. Qual o desafio? Percorrer os projetos em construção, perceber as dificuldades, as vitórias e os fracassos de cada processo. Como se financia? Como se montam as diferentes "engenharias"? Como se prepara o caminho futuro? Como se conjuga o hardware que agora se adquire como o software que depois garantirá o que virá a seguir? Apetece citar o imortal Jeremy Hillary Boob: "Ad hoc, ad loc and quid pro quo. / So little time - so much to know".

Aqui vai o que foi o menu do dia, numa terra onde alguma gente assim um pouco distraída garante que nada se passa:

* Pátio dos Rolins - posto de turismo inaugurado em 27.2.2009
* Castelo - com visita às obras do edifício de receção ao turista (serão retomadas no princípio de junho) e à alcáçova (visitável a partir de finais do mesmo mês)
* Museu de Joalharia Contemporânea - inaugurado em 26.2.2011
* Mouraria - obra em curso
* Matadouro - obra de reabilitação em curso
* Jardim das Oliveiras - inaugurado em 12.5.2012
* Lagar de Varas
* Quartéis - obra de arranjos exteriores em fase de conclusão; concurso para a conclusão da obra de reabilitação do edifício alançar no próximo mês, depois do conturbado processo de falência da empresa
* Convento do Espírito Santo - visita à futura Galeria de Exposições Municipal, obra que será lançada a concurso no mês de junho

Nada mal, para um sítio onde nada acontece...
 
  
Torre de menagem do castelo de Moura: escada de acesso ao terraço

1 comentário:

Lucrecia disse...

Se pudesse faria parte dessa turma. Adoro saber como as coisas eram feitas, como construiam casas. Como era a vida sem as máquinas, sem TV, sem livros. Quando nos aprofundamos no estudo, percebemos que viviam tão bem ou melhor do que vivemos hoje.É questão de saber viver.