sexta-feira, 30 de março de 2012

LUIZ TEIXEIRA BELTRÃO - UM MILITAR NA HISTÓRIA DE MÉRTOLA

Razões político-lúdicas (a parte política é a manif das freguesias, a lúdica a ida à Luz para ver o jogo com o Braga) impedem-me de blogar durante o dia de sábado.

Aqui vai o texto, que só deveria sair amanhã, por ocasião da reabertura oficial do mercado municipal de Mértola. Em todo o caso, este evento também foi adiado.


Quem foi Luiz Teixeira Beltrão? Um militar da arma de engenharia, nascido em 18 de fevereiro de 1871 e falecido em 31 de outubro de 1940. Comandou a Escola Prática de Engenharia entre 1927 e 1929.

Porque teve um papel na história da vila de Mértola? Pelo facto de ter estado direta ou indiretamente ligado a três edifícios importantes da vila: o mercado, o cine-teatro e a escola primária.

O cine-teatro foi construído no local onde antes estava a ermida de Santo António. Em março de 1914 ainda se hesitava quanto ao destino a dar à antiga igreja, usada como armazém de sal e bebidas. Pensava-se instalar no local a escola, mas em setembro de 1915 já se decidira que o imóvel daria lugar a um cine-teatro. O jornal O futuro de Mértola, de 16 de setembro de 1915, informa que o autor do projeto seria o capitão engenheiro Luiz Teixeira Beltrão.

Quanto à escola, e depois de alguma hesitação, decidiu-se, em outubro de 1914, que a igreja do Carmo daria lugar ao edifício escolar. Lê-se n'O futuro de Mértola de 22 de outubro "o edifício é muito elegante e faz honra ao engenheiro [Luiz Teixeira Beltrão, esclarece o mesmo periódico na edição de dia 10 de dezembro do mesmo ano] que foi encarregado do projecto e ficará sendo o melhor e mais belo edifício publico nesta vila". Previam-se anexos, que nunca foram construídos. Lê-se, na edição do citado periódico de dia 25 de junho de 1914, "ao lado deste edifício, e separados do mesmo, serão construídos dois chalets em estilo belga e de preço reduzido, para habitação dos professores". Fica-nos a dúvida sobre o que será um chalet em estilo belga.

Finalmente, e embora não seja o autor do projeto do mercado - da responsabilidade de António Manuel Pereira (engenheiro prático da Mina de S. Domingos - foi ainda o cap. Luiz Teixeira Beltrão a dar parecer favorável para a demolição da muralha medieval, no local onde a Câmara pretendia edificar o mercado (v. O futuro de Mértola de 5 de março de 1914). As obras deste edifício iniciaram-se no dia 11 de janeiro de 1915.

O cine-teatro, antes das obras de reabilitação

O Rossio do Carmo, c. 1980, com o edifício da escola ao fundo

Sem comentários: