sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

إثنان :TLEMCEN


Tlemcen: ithnan (2)

A primeira reação foi de surpresa. Por toda a cidade havia outdoors como este anunciando a exposição Mértola, o último porto do Mediterrâneo. Ao fim e ao cabo, a minha pequena vila era, para todos os efeitos, o equivalente a Portugal... Nem mais nem menos.

A segunda surpresa foi ainda maior. A conferência de abertura da exposição teve a presença de largas dezenas de jovens, que me bombardearam com perguntas sobre a arqueologia islâmica em Portugal, sobre o porquê do trabalho em Mértola, sobre o património, sobre, sobre, sobre... A maior dificuldade foi explicar como o centro de um projeto está sedeado numa vila de 1400 habitantes. E tentar traduzir a relação existente entre o Campo Arqueológico de Mértola com a Universidade de Coimbra no âmbito do CEAUCP foi mesmo um verdadeiro desafio.

É uma enorme curiosidade e um enorme entusiasmo ao qual é preciso dar resposta com programas de intercâmbio. Como e quando é o que falta saber.

1 comentário:

Lucrecia disse...

Para mim não foi surpresa. Esperava que fosse assim mesmo.Um pouquinho que vi e li do seu trabalho já me deixou curiosa. Imagino como se seintiram as pessoas ao ter a chance de conversar com o autor. Fico feliz por você.