sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

QUE FUTURO PARA O MUSEU REGIONAL DE BEJA?

Objetivamente falando, o Museu Regional de Beja corre o risco de fechar.

Porquê? Porque a Câmara Municipal de Beja, que assegura 60% das verbas de funcionamento do museu (os restantes 40% são repartidos pelas outras câmaras da Assembleia Distrital) votou contra o orçamento proposto, "que responsabiliza a Câmara de Beja por encargos muito acima das suas capacidades de tesouraria". O edil de Almodôvar, António Sebastião, que preside à ADB, suspeita que o município bejense possa deixar de fazer as transferências. Ou seja, sem capacidade de pagar aos seus funcionários e com salários em atraso (os vencimentos de janeiro ontem ainda estavam por pagar), o Museu de Beja tem o futuro ameaçado.

Chegado a este ponto, deixo aqui algumas questões:

1. É admissível que se possa pensar no encerramento, por falta de perspetivas futuras (que têm de ser criadas), de um dos principais museus do Sul?
2. É admissível que a cidade se alheie de uma das suas mais emblemáticas instituições e deixe que ela definhe, sem poder cumprir a sua função?
3. É admissível que os poderes públicos olhem para um Museu (e logo este, cheio de carga simbólica e possuidor de uma notável coleção) como se encara um setor dispensável de um qualquer organigrama?
4. Pode uma cidade reclamar protagonismo, quando não cuida de uma parte essencial da sua memória?
5. Vai Beja deixar que se encerre o seu museu?
6. Que vai, afinal, acontecer ao Museu de Beja?

O problema não é de agora. A lógica instrumental da cultura também não. O financiamento das atividades culturais - mesmo antes do turismo cultural ser moda - sempre foi um martírio. Concluia Diogo Bernardes, no século XVI:

E porém de Mecenas tantos temos
Como de brancos tem a Etiópia...

 

4 comentários:

Lucrecia disse...

É uma notícia muito triste. Mas eu, mesmo estando longe, confio nos cidadãos e espero que tudo se resolva a contento. Quanto ao patrocínio para a cultura é mais fácil encontar uma pérola no oceano em noite sem lua!

Portugalredecouvertes disse...

Sim, é assustador o estado a que quererão deixar chegar o nosso património e as nossas memórias! veja-se o caso da caravela de Lagos que está à venda, haverá muitos países com navegadores como os que tivémos para que lhes façam esta afronta? é simplesmtente vergonhoso?

Assim relativamente a Beja, talvez alguém se lembre da religiosa Mariana de Beja que escrevia a um oficial francês?

Anónimo disse...

Perante tais notícias, tanto mais alarmentes quanto verdadeiras, aqui ficam mais algumas perguntas:
Terão os bejenses noção da real importância do seu Museu Regional?
Vão continuar a calar sobre esta situação?
O que tem a sociedade civil de Beja a dizer a isto? E a Associação de Defesa do património?
E, senhor Presidente da Câmara de Beja: depois do seu slogan eleitoral "Beja Capital", em que quer tornar Beja? "Beja capital da incultura"? "Beja capital das vistas estreitas"? Ou "Beja capital da indigência cultural"?

Anónimo disse...

Fico chocado com tanto desperdício... só quando Lisboa "reclamar" o acervo porque está em perigo de destruição (e podem fazê-lo, segundo a lei de bases do património cultural) é que os burocratas abrem os olhos. Aí, se calhar, pode ser tarde...