terça-feira, 17 de janeiro de 2012

SOUS LES PAVÉS...

Tentei ser espirituoso e o resultado foi fraco. Plantado no meio da Rua Augusta, perto da entrada no núcleo museológico do Millenniumbcp, apontei para o chão e afirmei sous les pavés, la plage. Citava o maio de 68 e fornecia um dado concreto. Debaixo da Rua Augusta há restos do areal onde outrora aportavam embarcações. Os alunos devolveram-me um olhar inexpressivo. Nunca tinham ouvido a frase? Não. Sabiam o que era o maio de 68? Dois em vinte sabiam, numa homenagem gloriosa aos programas do secundário e à cultura televisiva. Ou seja, se o fracasso se pode medir assim, tive um fracasso de 90%. Nem o ministro da economia, call me Álvaro, consegue um resultados destes...
 

4 comentários:

Anónimo disse...

The Dreamers de Bertolucci é uma boa recomendação para os seus alunos,uma forma bastante agradável de perceber um pouco do que foi o Maio de 68.

Cidália

babao disse...

Como diria alguém que nos dois tao bem conhecemos :

- "AI VALHA-ME DEUS !!!"

Lucrecia disse...

Acho impossível um estudante(universitário) não saber, ainda mais sendo um estudante europeu, sobre a maior revolução do sec XX. Eu lembro das pessoas agitadas,conversando sobre a greve e procurando saber notícias dos parentes que estavam na França.Nessa época morávamos em uma cidade pequena em Minas Gerais. Eu tinha 5 anos.

Santiago Macias disse...

Desgraçadamente, não é impossível. Falo de alunos do 1º ciclo (aqui que, salvo erro, no Brasil se designa de graduação).