domingo, 15 de janeiro de 2012

PLIS D'AMERTUME


The wine was as good as when you were 21 and the food as marvelous as always. There were the same songs and good new ones that cracked and suddenly pounded onto the drums and the pipes. The faces that were young once were old as mine but everyone remembered how we were. The eyes had not changed and nobody was fat. No mouths were bitter no matter what the eyes had seen. Bitter lines around the mouth are the first sign of defeat. Nobody was defeated.
 
O livro (The dangerous summer, de E. Hemingway) tem pontos empolgantes, mas a passagem que mais me chamou a atenção foi esta, que acabo de transcrever e onde se lê bitter lines around the mouth are the first sign of defeat. São mesmo, mas a expressão francesa plis d'amertume parece-me mais adequada. A amargura e azedume que alguns carregam, por esta ou aquela razão, espelham-se com clareza. Conheço pessoas em que isso é evidente. A fotografia de Andres Serrano traduz bem esse estado de alma.

3 comentários:

Lucrecia disse...

De Ernest Hemingway eu já li O velho e o Mar (personagem principal se chama Santiago) e Por Quem os Sinos Dobram.Também vi os filmes que foram inspirados nestas obras.

Anónimo disse...

Caro Santiago

Uma postagem densa tal qual este domingo chuvoso…

Plis d’amertume . Não as disfarço. Simplesmente porque não consigo. São o luto que faço no momento preciso. Talvez que os olhos tentem disfarçar o estado d’alma, nunca o conseguirão as rugas que, mesmo sem o meu querer, me abraçam o sorriso.

Doutra forma, pensando as nossas rugas e o nosso destino, Cecília Meireles escreveu assim:

Com Agulhas de Prata

Com agulhas de prata
de brilho tão fino
bordai as sedas do vosso destino.


Bordai as tristezas
de todos os dias
e repentinamente as alegrias.


Que fiquem as sedas
muito primorosas
mesmo com lagrimas presas nas rosas.


Com agulhas de prata
de brilho tão frio...
ai, bordai as sedas, sem partir o fio!

Lucrecia disse...

Não estou assim tão tristinha como vocês hoje. Aqui(Recife) é praia e sol. Logo estou alegre. Mesmo assim,copiei este poema da Cecília,só que acompanhado por uma música bem legal.