segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

GREENAWAY PORQUE SIM

Os livros de Próspero, eis o título do filme, datado de 1991. Que seja baseado em Shakespeare ou não é, neste caso, o que menos importa. O filme de Peter Greenaway (n. 1942) é de um total esplendor visual, como se pode constatar neste curto excerto. Não sei se pelo barroquismo, que entra quase pelo rococó, ou pelas rebuscadas referências clássicas, o cineasta não é devidamente apreciado. Pelo menos, assim me parece. Mas posso estar errado.

É, em todo o caso, um criador de imagens que exerce sobre mim um não disfarçado fascínio.
A música é de Michael Nyman.

 

2 comentários:

Lucrecia disse...

Criamos em minha biblioteca um cinema. Uma vez por mês exibimos um filme. E aqui estou eu a procurar o primeiro filme do ano, escolhendo entre vários, nacionais e internacionais.Quando resolvi dar uma olhada no avenida. Que surpresa! Encontrei o filme ideal para começar a temporada 2012: A última tempestade ( Os livros de Próspero). Julgo com o sentimento. Imagens lindas. Música linda.O filme é tranquilo.Transmite sensações agradáveis.

Lucrecia disse...

Minha equipe concordou. Compramos o filme e ele será exibido em fevereiro, quando iniciaremos a temporada 2012 com o cinema e o ciclo de leitura (textos clássicos e poesia), em minha bilioteca.