terça-feira, 6 de dezembro de 2011

VERGONHA

Foi uma sensação inédita.

Não acho especial interesse na moda dos pedidos de desculpa com que agora somos fustigados. Os alemães pedem desculpa aos polacos. Os portugueses pedem desculpa aos angolanos. Os indonésios pedem desculpa aos timorenses. And so on and so on...

Não me sinto responsável por factos que abomino e pelas atitudes que gente que desprezo. Sobretudo quando tudo se passou há dezenas ou centenas de anos. Aconteceu-me, no entanto, uma coisa estranha, ao visitar a exposição L'invention du sauvage. Uma detalhada e cuidada explicação sobre a forma como o racismo foi sendo construído e como foi transformado no direito do mais forte a explorar os mais fracos. E a humilhá-los. Não é apenas o sentimento de superioridade, ou a sua utilização ao serviço dos interesses económicos do Ocidente. Trata-se da transformação, física, humilhante, de pessoas em diversão de circo ou da construção de verdadeiros jardins zoológicos humanos. Senti uma profunda e inexprimível vergonha.

L'invention du sauvage foi inaugurada na semana passada e vai estar patente até 3 de junho de 2012. O comissário-geral da exposição é o ex-futebolista Lilian Thuram.

Ver: http://www.quaibranly.fr/

1 comentário:

Lucrecia disse...

Me sinto assim também. Hoje em dia,embora tenha mudado o discurso, o
preconceito de todos os tipos permanece inalterado.