terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PRÉMIO APOM 2011

Uma boa notícia logo pela manhã, via facebook.

A Rede de Museus do Algarve ganhou o Prémio Inovação e Criatividade, no âmbito dos Prémios APOM 2011, que ontem foram entregues, em Lisboa. A APOM (Associação Portuguesa de Museologia) distinguiu a exposição "Algarve: do Reino à Região", que no ano passado teve lugar em 13 espaços (museus e até ao ar livre), em toda a região algarvia, abordando pela primeira vez, os últimos mil anos da história e da cultura regional.

Fui comissário científico da exposição "Do Gharb ao Algarve: uma sociedade islâmica no ocidente" (uma das tais 13), projeto desenvolvido para a Câmara Municipal de Silves, em conjunto com as colegas Maria José Gonçalves e Joana Pires e com coordenação da vereadora Manuela Guerreiro. Congratulo-me, por isso, por esta distinção coletiva, que toca muita gente e que, sobretudo, dá visibilidade a uma iniciativa que me parece fundamental: a Rede de Museus do Algarve.

Aproveito também para reafirmar o que tantas vezes disse: a exposição Cidade e Mundos Rurais. Tavira e as Sociedades Agrárias”, que esteve patente ao público no Palácio da Galeria daquela cidade, foi a mais conseguida de todas. Foi, também, uma das emotivas que pude ver em toda a minha vida.


4 comentários:

babao disse...

HIP ! HIP ! HURRAAA !!!
Venham prémios p'ra Sul !

Eu vi a de Tavira : ) Realmente, FA-BU-LO-SA !!! Para compreender a cidade e a regiao.

A de Silves...? Era a exposiçao no Antigo Matadouro ?
Se era essa...tamêm nao estava mal... : )) Reconheci nos textos a pena de alguém que conheço...ou sera impressao minha ? ; )

PS Um senao na de Silves...aquela coisa das ervas aromaticas : ( A idéia era gira, so que tinham que ter incumbido alguém de mudar de vez em quando os vasos dos coentros, hortela-pimenta & so on ; ))

Lucrecia disse...

Seu país é rico em história e tradição e seu povo consciente da importância de se preservar o patrimônio cultual e histórico de uma região.No Brasil ainda estamos aprendendo... Muito esforço tem sido empregado tanto na preservação das tradições,da cultura e da história, como, e principalmente, na conscientização do povo brasileiro. Tarefa espinhosa, mas não impossível.Por falar em prêmio,estou a espera do número 2 do Museu do Moura, o tesouro do Álamo. Sim, porque para mim estes posts são um pêmio.

Santiago Macias disse...

Claro que a tarefa não é impossível. E o Brasil tem ótimos profissionais.

A peça nº1 era o tesouro do Álamo, como conjunto. A nº2 será outra. Dentro de dias, ok?

Lucrecia disse...

Eu já havia entendido.Estou aguardando o nº2.