quinta-feira, 17 de novembro de 2011

MEDITERRÂNEO SOBRE RODAS

A Antena Um foi hoje, pela manhã repescar esta história. Que tem uns bons quatro anos. Como o assunto tem graça, não perdeu oportunidade e nada nos garante que a história não se repita aqui vai:

Em 2007, o Município de Palermo contratou 110 (cento e dez) motoristas de autocarros. Até aí tudo bem. O caso é que nenhum deles tinha a carta de condução requerida. Um pequeno detalhe sem importância. Explicação do vereador dos recursos humanos: "não há problema, daqui a uns meses o assunto está resolvido, porque eles entretanto tiram a carta". A história pode ser lida na íntegra no site do Corriere della Sera (v. aqui). Não faço ideia se, entretanto, os 110 contemplados tiraram a carta ou não.

O responsável pela brincadeira chama-se Alberto Campagna e é presidente do Consiglio Comunale de Palermo (órgão que equivale à nossa Assembleia Municipal). Vale a pena reproduzir declarações recentes de Alberto Campagna, transcritas no mesmo periódico: «Il problema riguarda più la scarsa produttività. Qui a Palermo si è prodotto poco o nulla, non si delibera su importanti questioni in tema di urbanistica fondamentali per una grande città. Questa è la cosa che scandalizza». Pois, com os exemplos dados pelo próprio o que é se pode esperar?

Tenho um amigo, mais velho e nascido fora do Mediterrâneo, que tem desta região uma visão idílica e irreal: as paisagens, as oliveiras, as ovelhas, os pastores e os comerciantes. Contraponho, sempre, que é tudo isso e mais o "esquema", os golpes, a trapaça e a vendetta. Discordamos, amavelmente, há uns 30 anos.

Sem comentários: