quarta-feira, 26 de outubro de 2011

E A RESPOSTA É...

EDUARDO FERRO RODRIGUES, à direita nesta fotografia da fase MES (ainda com o bigode à Emiliano Zapata).


Recebi várias propostas de solução: Passos Coelho, Cavaco Silva, Paulo Portas, Pita Ameixa, António Capucho, António Costa, Jorge Sampaio... Eis o texto que esteve na base do desafio (v. aqui), e que foi publicado no Diário do Alentejo de dia 7 de novembro de 1997, depois de uma rápida, e desastrada, passagem de Ferro Rodrigues por estas paragens:


“As autarquais não devem fazer contra-poder nem actuar em áreas de reivindicação e de contestação ao Governo”. O autor desta musculada afirmação não foi ninguém do PP nem sequer o divertido dr. Jardim. E muito menos um qualquer Ceaucescu, seja ele de Bucareste ou de Mértola. A frase é de Ferro Rodrigues, dirigente do PS, ministro e ex-MÊS, durante a apresentação do candidato socialista à Câmara de Beja. Alguém de esquerda, portanto. Fiquei gelado.

A chegada ao Poder tem destas coisas. Os que antes clamavam pelo “direito à indignação” pedem hoje comedimento, os que ontem diziam “contestação” balbuciam agora autoridade. É um fenómeno fascinante, o da passagem dos anos e do chamado amadurecimento. Á medida que vai crescendo a barriga parecem aumentar também as adiposidades ideológicas e o acomodamento. Perdem-se o sentido de humor, a irreverência, a vontade do combate de rua e passa-se para uma fase mais triste, a dos consultores de imagem, da preocupação com a cor das gravatas e com a “pose de Estado”. Uma chatice…

No caso da aflitiva afirmação de Ferro Rodrigues torna-se nítida uma característica perene da sociedade portuguesa. Os governos sempre gostaram de gente pacata, que reivindique e que conteste, mas com jeitinho, e que obedeça na devida altura.

Ninguém espera, claro, que os presidentes de câmara sejam arruaceiros nem amotinadores profissionais. Daí até ao modelo Ferro Rodrigues vai um abismo de submissões. O que o Governo (este ou qualquer outro) gosta é de gente que se sinta “penhorada com a visita de V. Exa.”, que peça desbarretada, que implore, que mande fazer lápides de inauguração. Que saiba organizar bonitas paradas com a fanfarra dos bombeiros, que se cale, que meta cunhas, que resolva os problemas pela porta do cavalo. Que não ponha a nu as deficiências da administração, que volte a desbarretar-se, que não pie, que se aconselhe com S. Exas. os governadores civis (essa fantástica e inútil instituição que a democracia preferiu manter). Que não incomode com artigos de jornal, como fez, e bem, o sr. Lopes Guerreiro.


Precisamos de presidentes de câmara que comprem casacos Burberrys, camisas Lacoste e sapatos Gucci. Que se penteiem impecavelmente ou que, no mínimo, comprem perucas de boa qualidade, como o sr. Fernando Gomes, do Porto. Presidentes que cultivem o “ser presidente”. Que peçam, numa catadupa de vénias e genuflexões. Que requeiram, requerimentem, oficiem. Presidentes A4, com carros de alta cilindrada e pesporrência a rodos.

Num País triste, habituado a cultivar o servilismo, a “bolinha baixa”, o “sim sr. doutor”, o “faça lá o jeitinho”, as declarações de Ferro Rodrigues são todo um programa político. Atenção às sagradas hierarquias, que o respeitinho continua a ser muito bonito…

Não deixa se ser curioso verificar que o texto está hoje mais atual que na altura. Infelizmente, o empobrecimento não é só financeiro. É, sobretudo, político. A nossa democracia perde qualidade, eis uma facto inquestionável.

3 comentários:

Anónimo disse...

Santiago: por favor mete aí "o senhor morgado" na voz do Adriano. Fica bem...
PL

babao disse...

Agora percebo melhor porque é que faz agora 30 anos (no proximo dia 12 de novembro) que o MES "fechou"
...é que com declaraçoes desta ordem...nao iam longe !

...mas o problema é que eles encontram sempre encaixe E BONS certamente...tendo em conta como o mister engordou : )) a vidinha nao deve ter sido muito dificil ; )

babao disse...

E afinal no MES tinham cartoes, eis a prova :

http://fim-de-semana-alucinante.blogspot.com/2011/09/memorias-do-movimento-de-esquerda.html

Ahhh...! E na Primeira Comissao Politica do MES em 9/6/74 Ferro Rodrigues aparece em NUMBER TWO do partido !!!!

Nao és so tu que gostas de arqueologia : )))