sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CORTANDO A DIREITO

O Pano para mangas é uma dos mais interessantes e inteligentes rúbricas da rádio portuguesa. Acontece, nos dias de semana, na Antena Um, a partir das 7.45. Os temas são variados e versam, quase sempre, sobre questões do quotidiano, analisadas numa perspetiva crítica e politicamente descomprometida. O tom é informal e os textos são muito bem escritos. Há algum tempo, um especialista em comunicação, J.M. Nobre-Correia, escreveu, do alto da sua sapiência belga, que "Pano para mangas" [é] inacreditavelmente lido por quem não sabe o que é rádio (v. texto completo aqui). Eu não sei se sei o que é rádio, mas aquela leitura, feita com naturalidade e (até) com enganos, soa-me a verdadeira.

O tema desta manhã foi Hakamada Iwao, um japonês de 75 anos, que está preso há 43 anos, sem que se tenha a certeza de que tenha cometido o crime de que foi acusado (vale a pena ouvir aqui).

O autor do Pano para mangas é o jornalista João Gobern (n. 1960), que comecei a ler no semanário Se7e. Já lá vão quase 30 anos.

1 comentário:

André Linhas Roxas disse...

Uma grande rúbrica sem duvida! Não se podia esperar outra coisa de um grande Benfiquista!