sexta-feira, 23 de setembro de 2011

RELATO

O som acompanhou-me Alentejo dentro: Santiago do Cacém-Aljustrel-Castro Verde-Mértola. Depois do excelente encontro organizado pela Liga dos Amigos do Sítio Arqueológico de Miróbriga decidi que não ficaria a ver o Porto-Benfica em casa de um amigo. Recuei aos tempos em que os jogos na tv eram uma miragem (às vezes, lá muito de quando em quando, aparecia uma miraculosa "reportagem do exterior", expressão que nunca consegui decifrar, até por ignorar o que seja uma "reportagem do interior").

Vim ouvindo o relato. Uma coisa de homens. Pelo menos na família todas as mulheres detestam os relatos do futebol. A mim entusiasmam-me imenso. São um reduto das línguas ibéricas, atingindo expressões de paroxismo em países como o Brasil ou o México. Gosto dos relatos gritados, com energia e fibra, com o coração ao pé da boca. Gosto de ouvir berrar goooooolo durante 15 segundos (sim, já cronometrei), com o radialista a ficar sem fôlego e com a voz a tremer Com o som ligeiramente alto os relatos são melhores e dão mais emoção. Nesse sentido são, ou convém que sejam, um prazer solitário.

O jogo acabou à passagem por Alcaria Ruiva. 2-2 foi um resultado aceitável.

2 comentários:

Curioso disse...

Pois eu ouvi parte do relato na TSF. E nesse bocadinho do relato que ouvi tive a sorte de ouvir dois golos: 1-1 para o Benfica e logo a seguir o 2-1 para o Porto!

O comentador foi tão criativo que até arranjou uma canção para comemorar os golos do Cardozo e do Otamendi!!

Tendo em conta isso, SM, aconselho-te a ouvir sempre os relatos na TSF!

P.S.: não ouvi o relato completo e só tive a oportunidade de "apanhar" esses dois golos...

Anónimo disse...

Já que escreveu sobre relatos de futebol...Caro Santiago nós temos um na Rádio Planicie que é simplesmente fantástico...rapidez colocação de voz e conhecimento de futebol.Para nós mourenses ...é do melhor que vimos por aqui...como ele é modesto e simples....digo simplemente parabéns António. Manuel António..adpeto do MAC