quinta-feira, 19 de maio de 2011

REPETIÇÃO

Há coisas assim, repetitivas. A começar por este post.




Do site do Bloco de Esquerda em Beja:




De Beja a caravana bloquista ruma a Mértola onde, às 16 horas, na Biblioteca do Centro de Estudos Islâmicos, decorrerá o lançamento do livro de Francisco Louçã: "Portugal Agrilhoado - A economia cruel na era do FMI".





O anúncio refere-se a uma iniciativa partidária que vai ter lugar nas instalações do Campo Arqueológico de Mértola. Ao contrário do que aconteceu em 2009 (ver aqui), desta vez o livro nada tem a ver com o Mediterrâneo. A menos que esta obra seja a primeira parte de uma obra mais vasta, ao estilo O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico na época de Francisco Louçã...





Sendo repetitivo, aqui vai o texto que publiquei neste blog no dia 21.5.2009:




(...) faço questão em me demarcar, enquanto investigador e membro da Direcção do Campo Arqueológico de Mértola, desta e doutras iniciativas do mesmo género, previstas ou a programar no CAM.





Notas à margem:




1) Por uma questão de cortesia, avisei o meu amigo Cláudio Torres que iria publicar este texto. Hoje, como desde há 30 anos, as regras do jogo entre nós estão mais que claras.




2) Não é por este caminho, e neste estilo, que vejo o futuro do CAM. É coisa que, para mim, desde há muito que está clara. Como tenho variadíssimas vezes dito ao próprio Cláudio.




3) Ou seja, não deve o CAM envolver-se, enquanto instituição, em atividades partidárias. Muito menos servir de barriga de aluguer em alturas da campanha eleitoral.




4) O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico na época de Francisco Louçã é um título inspirado por uma bela crónica de Eduardo Cintra Torres. Braudel jamais imaginaria coisa assim.

18 comentários:

babao disse...

Santiago,

"Agua mole em pedra dura tanto bate até que fura !" diz o povo...e o povo é sabio ; )

antonio disse...

subscrevo a tua "repetição", é feio apontar aoos outros e fazer igual pasa si....

AM disse...

De facto misturar investigação / cultura com política eleitoral é demasiado constrangedor...

Anónimo disse...

Depois de ver o seu apoio a touradas no artigo anterior não me surpreende este artigo.

Santiago Macias disse...

Para este anónimo: não deixa de ter alguma razão, por estarmos em presença de um "espontâneo"...

Unknown disse...

para além do benefício que o CAM troxe para Mértola, nunca tive dúvidas que também serve para este tipo de actividade e promoção de ilustres. Não tenho dúvidas que há pessoas que por muito que tenham feito por Mértola nunca deixaram de pensar nelas, de pensar "isto é meu" e com a CMM de côr diferente ainda se acentua mais...

a CMM paga uma grande parte dos ordenados dos técnicos do CAM... e não "picam" o ponto" ...

Emanuel Faia disse...

Concordo inteiramente consigo, jamais em tempo algum, uma "instituição", cujos pergaminhos se pautam pela investigação científica e desenvolvimento de acções de índole cultural, como é o caso do Campo Arquológico de Mértola (exemplo sui generis de sucesso em Portugal), se deveria imiscuir em acções de campanha por parte de forças políticas!

Anónimo disse...

ao passar a mão pelo "lombo" e ao correr do pêlo o que é pior do pulido de beja e pelo cláudio de mértola( nem um nem o outro são de beja nem de mértola) é o que dá. deve-se chicotear o burro quando ele dá o coice.

perfeito caetano

Santiago Macias disse...

Para Tambor de Domingo:
Não é verdade que a CMM pague grande parte dos salários dos técnicos do CAM.
Quanto à propriedade do que se tem feito: a prática demonstra o contrário do que diz.

Para Perfeito Caetano:
Posso discordar de perspetivas do Cláudio e do Jorge Pulido. Mas não me revejo nesta sua opinião, demasiado generalista. E o local de naturalidade é uma irrelevância.

francisco perfeito caetano disse...

o local é uma irrelevância.verdade! mas tenho assistido atentamente ao modo brando como politicamente se refere/referido quer ao "jorge pulido" como ao "cláudio".politicamente falando um é um oportunista ( o "jorge pulido") e o outro tb só o grau é que muda.o que se deve chamar a alguém que se serve da sua posição em mértola e faz ou deixa fazer descaradamente promoção de uma força partidária quando antes quando militava ou era simpatizante de outro partido nunca tal aconteceu e ainda bem pois então!
sem qualquer ligação "proponho" que o actual presidente da câmara de moura se candidate nas próximas eleições autárquicas como cabeça de lista da cdu a beja. aqui de longe gostaria de ver o efeito!

francisco perfeito caetano

p.s.
talvez( chegarei na 4ª se os aviões ajudarem) até 5ª feira aqui na flup. "Era Bom que Trocássemos Umas Ideias Sobre o Assunto" homenagem merecida ao mário de carvalho e não esqueci nem a escultura a corino de andrade nem a merecida homenagem ao maior pintor de sempre de moura aqui o local é relevante. ou não?

Kosta disse...

Embora concorde com o Santiago quanto à utilização do CAM para promoção de determinados líderes políticos, há aqui alguns comentários completamente fora da realidade (por desconhecimento, provavelmente!). Primeiro, A CMM não paga ordenados a funcionários do CAM. Segundo, Sr. Caetano, enquanto Jorge Pulido se serviu de Mértola, Cláudio Torres serviu Mértola, é uma grande diferença!
Já agora aproveito para dizer que hoje, no encerramento do Festival Islâmico, foi vergonhosa a abusiva presença do Deputado Pita Ameixa ao lado do Presidente da Câmara, em plena abertura da campanha eleitoral. Espero que o Santiago faça um post sobre este assunto.

Santiago Macias disse...

Cara amiga Kosta

A CMM não paga ordenados a funiconários do CAM (prática que seria ilegal), mas apoia logisticamente o CAM desde há muito.

Tanto Jorge Pulido Valente como Cláudio Torres serviram Mértola. O Jorge foi Vereador e, depois, Presidente da Câmara durante sete anos (salvo erro). É difícil dizer que não esteve ao serviço de Mértola... Quer se esteja de acordo com a sua atuação ou não. Cláudio Torres tem três décadas de direção do Campo Arqueológico. Mesmo com o seu estilo peculiar, desafio quem quer que seja que diga que não esteve ao serviço de Mértola.

Também não estou de acordo com o seu comentário quanto à presença do deputado Pita Ameixa. Durante o Festival passaram por Mértola Francisco Louçã (BE), João Ramos (CDU), José Ghira (CDS) e Pita Ameixa (PS). É uma atitude normal, a de procurar os momentos de grande aglomeração para se fazer anunciar. Com toda a franqueza, essas visitas não me chocam mesmo nada.

Anónimo disse...

Resposta à "Kosta"
Percebe-se que não andou por aqui e se andou foi poucos maus caminhos que por aqui há.Estou plenamente de acordo com o que o Santiago aqui escreveu.Mas a Kosta" não acompanhou o festival.Não esteve na inauguração, nem durante.. a menos que só tenha visto com um olhar.Se há justiça que deve ser feita é a isenção com que o executivo camarário teve em todo o festival. Podia ter feito como o Claudio mais uma vez a promover o seu ACTUAL PARTIDO NÃO O FEZ.Sem mais comentários as acções ficam para quem as pratica.O BE andou com bandeiras no festival o mesmo fazendo o CDS.Passaram por aqui outros lideres partidários discretamente.Quanto à presença do Luis Ameixa actual deputado estar por momentos ao lado do Presidente, dentro dum gabinete, sem qualquer exposição ao público apenas a aguardar que ele acabasse a sua intervenção é simplesmente vergonhoso. Afinal só a Kosta deu pela presença.Já sei que estiveram na feira quase todos os candidatos do PS por beja , mas que a pedido das estrutras locais do PS e parece do executivo foi pedido que não exibissem propaganda nem distribuissem panfletos para que não houvesse qualquer critica.E foi isso que foi feito.Percebo que a "KOsta" ficasse incomodada pela forma séria, isenta, profissional como tudo decorreu. " Já se percebeu que se " Kosta" fosse poder proibia a presença dos candidatos do PS, mesmo que não estivessem a fazer propaganda. Mas curioso esqueceu-se de mencionar uma equipa do CDS que fez propaganda activa e que vi ser cumprimentada pelos lideres locais da Câmara e Assembleia."Kosta" tem 2 anos para reflectir e não voltar a criticar sem justa causa.

Kosta disse...

Caro "anónimo" (não gosto muito de anónimos, mas enfim...) e caro Santiago (que me conhece mto bem): que os partidos políticos e outros movimentos vão ao Festival fazer propaganda de rua é uma coisa, que um deputado socialista se coloque "estrategicamente" ao lado do Presidente da Câmara na cerimónia pública de encerramento, é outra completamente diferente. Não é dentro de um gabinete Sr. anónimo, é na rua onde todas as câmaras estão apontadas para ele. Por acaso não estive na inauguração oficial porque o facto de fazer parte da organização não me o permitiu (como vê, estive muito por dentro do Festival!).
Por ultimo, servir Mértola é abdicar de muitas outras coisas para nos dedicarmos a esta causa, não é abandoná-la a troco de voos mais altos. Pessoas que fazem da política uma profissão, sempre com a ambição de voar mais alto, não obrigada! Esses não servem as populações locais, servem-se a si mesmos...
E sei muito bem do que falo e de quem falo, Sr. anónimo.

Anónimo disse...

Resposta " A Kosta"
Não utilza o anonimato mas arranjou uma "Kosta" para se esconder. Mas o que é mais grave é que deve estar a mentir, por que se fez parte da organização e não estava lá é grave.Ou então não faz parte da organização e está a falsear informação.Eu conheço bem a organização e são todos profissionais, a menos que você ache que estar presente no festival é como se o tivesse organizando.Depois o que disse e confirmo é que o Presidente no encerramento não estava à vista do público mas a falar dum gabinete com uma janela fosca para a rua. Agora se o deputao e candidato do PS estava ao lado do Presidente a ver as danças, sem qualquer simbolo partidário é ridiculo estar a confundir isto com aproveitamento partidário. Tenho a certeza que se o deputado do PCP gostasse de ter vindo ao festival que o Presidente da Câmara também o convidaria para estar a seu lado. Já agora foram convidados todos os presidentes do distrito para a inauguração e encerramento e não houve um único que tivesse a amabalidade de aparecer. O seu sectarismo é tanto que quiz comparar a acção do cláudio versus BE com esta do Luis Ameixa que não vem so a Mértola nestas alturas.Se todos os deputados fizessem por Mértola como o tem feito o Luis porventura hoje estaria a fazer-lhe aqui o mesmo elogio.
Mas Percebo anónimo KOSTA a sua raiva.Raiva pelo êxito do Festival e depois do seu odiado de estimação Pulido Valente e não lhe perdoam a conquista da Câmara de Beja e de Mértola.
Para que saiba e sabe melhor que eu Jorge Pulido Valente é funcionário da Câmara de Bejae foi saneado como cf de divisão pelo PCP, contra a vontade do presidente da altura.
Peço-lhe que à próxima sendo parte organizadora, nãose afaste e esteja até ao fim.
Se calhar até esteve... e não fez parte desta organização.. mas sim da outra.
P.S. Não é a sigla do partido é só n0ta de roda pé a pedir desculpa ao Santiago que está no meio do debate.
Só outra nota abandone o anonimato que eu prometo fazer o mesmo com nº contr e Bi.

Kosta disse...

Sr. anónimo
Sou uma pessoa que prezo a democracia e a livre opinião e foi esse direito que exerci. Se isso o incomoda tanto, então é o Sr. que tem ódios de estimação. Eu não odeio ninguém, não sou mentirosa, nem me escondo. Seja educado que eu não lhe faltei ao respeito. Fim de conversa!

Anónimo disse...

Último acto para "Kosta"

Afinal quem ficou muito incomodada foi você.Não fui mal educado consigo. Limitei-me a dar a minha opinião e como estava bem informado quiz repôr a verdade. Se me demonstrar que fez parte da organização pedir-lhe-ei desculpa.Quem foi de novo pouco elegante foi a senhora, como já o tinha sido com O Pulido Valente. Temos conceitos de democracia diferentes,mas o que a senhora quiz demonstrar não se tratou de uma mera opinião, foi um critica politica marcamente partidária que não fazia sentido nem correspondia à verdade. Sabe é que para sermos democratas não basta dizê-lo é preciso praticá-lo.
Fiquemos por aqui...
P.S. - Não correspondeu à minha proposta de abandonar o anonimato já que continua de "Kostas".
Bom fim de semana

Santiago Macias disse...

Meus caros:

Este "match" está terminado.

Bom fim-de-semana.

SM