domingo, 10 de abril de 2011

"O ELETRICISTA DA PINTURA"

Era um professor singular. Para dizer o mínimo. De entre as suas muitas particularidades destacava-se o gosto pelo estilo teatral e pelas frases de grande efeito. Dirigia-se aos alunos de História da Arte e interpelava-os/nos diretamente. Numa aula do 1º ano, em 1981/82, teve esta tirada para um de nós: "você tem ar de quem gosta daquele pintor, do eletricista". "Do eletricista, professor??" foi a resposta, articulada com dificuldade. "Sim!", quase gritou o professor, concluindo "o Rembrandt! aquele que põe focos dali, tira luzes do outro lado, acende lâmpadas por detrás. Aquilo não é pintura, é eletricidade". A explicação era acompanhada por uma coreografia de mãos e de movimentos de tronco a que nos haveriamos de habituar.
.
Sobrevivi à história do eletricista da pintura, como a tantas outras. A minha admiração por Rembrandt, pela sua capacidade de desenhar e pelo seu tratamento da luz saiu incólume dessas aulas.
.
.
A Ronda da noite foi pintada em 1642 por Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606-1669). O quadro está em exibição no Rijksmuseum Amsterdam. Há Rembrandts aqui por perto, no Museu Gulbenkian.
.

http://www.museu.gulbenkian.pt/

Sem comentários: